terça-feira, 29 de dezembro de 2009

FELIZ ANO NOVO


A todos os meus queridos Irmãos Romeiros e suas famílias, um Feliz Ano 2010 com as maiores bençãos de Deus! E que Deus nos conceda a Graça de termos a oportunidade de participarmos em mais uma Santa Romaria Quaresmal com muita saúde!
Abraço em Cristo Jesus e Maria Santissima!


Irmão Mestre
Márcio Peixoto

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

1.º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO

INFORMAÇÃO:

Informa-se aos interessados em sair na próxima Romaria Quaresmal
que o Primeiro Encontro de Preparação irá realizar-se no dia 09 de Janeiro
na Igreja de São Paulo - Ribeira Quente, pelas 20 horas.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL - IRMÃO MESTRE

Glória In Excelsis Deo.
Cristus Natus Est.





Mensagem de Natal do Irmão Mestre

A todos os Irmãos e Irmãs que desta Mensagem tiverem conhecimento, Votos de Santas e Felizes Festas da Natividade do Nosso Mestre e Salvador Jesus Cristo.

Caros Irmãos em Cristo!
Caros Irmãos e Irmãs Romeiros(as)!


A partir da Véspera do dia 24 deste mês, entramos no Tempo de Natal, que terminará com a celebração do Baptismo do Senhor. Faço nesta minha mensagem o apelo evangelho, pela boca do próprio Jesus: «fiquem firmes e de cabeça erguida, pois em breve sereis salvos» (Lc 21, 28). Apesar de todo o mal que nos acontece na vida, na nossa história e na história da humanidade, não estamos entre a espada e a parede. Temos a certeza do nosso Salvador, que é: Caminho, Verdade e Vida. Temos a certeza da Sua Palavra, de que uma nova era surgirá, os montes serão derrubados e as planícies aplanadas, como nos diz o Profecta Isaías. Em breve surgirá a Era do Amor e dos Verdadeiros Valores.

O Natal aconteceu à 2009 anos e continua a acontecer até aos dias de hoje. Assim canta a Igreja na sua liturgia de Natal: «Hoje nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo Senhor.

O Natal de hoje, necessita que abramos os horizontes para vermos a verdade, que para além de todas as nossas manifestações exteriores de festa, não podemos perder o verdadeiro sentido e a verdade do Natal. No Natal celebramos o nascimento de Jesus, a Sua presença no nosso meio, no meio da nossa história. Ele é o Centro do Natal. Ele é o dono do Natal. É Ele que celebramos e não o podemos fazer sem cremos verdadeiramente n’Ele, vivendo errantes, acreditando em ideologias enganadoras e vivendo na mentira.

Ora, quanto mais vivermos na verdade e a verdade é Cristo, mais veremos com clareza. A mentira é uma pequena fortaleza; dentro dela, alguns sentem-se seguros e poderosos. Através desta pequena fortaleza de mentira, tentam governar as suas vidas e tentam manipular a dos outros. O que realmente aconteceu e ainda hoje acontece com o Nascimento de Jesus, é que a Verdade e a salvação de Deus incarnou-se na história humana. Mesmo com todas as suas contradições e contrariedades. Está é a verdade do Natal.

O mundo de hoje não é um pátio de recreio aonde os nossos filhos se encontram livres do mal. O mal é o caos desta era, mas não terá a palavra final. Actualmente o mal atinge os que amam a Deus e o seguem. A força do Amor de Deus, na imagem de Jesus Menino no Presépio de Belém, nos dará forças para vencermos e ultrapassarmos esta era de mal e passaremos a viver na era do Amor. Com o Nascimento de Jesus, está em marcha uma nova página na história. Um dia será inaugurado o Reino de Deus. Reino de Verdade, Justiça, Amor e Paz.

Na verdade do Natal Cristão temos a frente dos nossos olhos um horizonte de esperança. Empenhemo-nos, trabalhemos e lutemos na sociedade, contribuindo com o nosso esforço para o bem de todos segundo os valores evangélicos.

Como Cristãos, como Irmãos e Irmãs integrados em Romaria, temos o dever e a obrigação de testemunhar e viver esta Verdade. É deste testemunho que o mundo necessita para que possa haver Natal. Abramos os nossos corações para que Jesus nasça mais uma vez nas nossas vidas e partilhemos com os outros este Jesus em fraternidade, paz e justiça.


Feliz e Santo Natal!

Ribeira Quente, 22 de Dezembro de 2009
Márcio Peixoto - Irmão Mestre

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

INSCRIÇÕES - ROMARIA QUARESMAL 2010

I N F O R M A Ç Ã O

Informamos que as inscrições poderão fazer-se a partir do próximo dia 25 de Dezembro junto ao Irmão Mestre (Márcio Peixoto) ou do Contra Mestre (José Rego) ou então para os Irmãos de Furnas junto ao Irmão Sales Frias a partir do dia 27 de Dezembro.
Mais informamos que o 1.º Encontro de Preparação será no dia 9 de Janeiro 2010 na Igreja de São Paulo - Ribeira Quente pelas 08 horas da noite com a presença do nosso querido Padre Ricardo Pimentel.
Para mais informações ir ao blog dos Romeiros:http://romeiros-ribeiraquente.blogspot.com/
e ir à secção dos contactos e contactar o Irmão Mestre.
Para quem não tem transporte de Furnas contactar o Irmão Sales Frias ou outro que tenha transporte.
Um Abraço em Cristo Jesus e Nossa Mãe Maria Santissima.

O Irmão Mestre
Márcio Peixoto

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NOMEAÇÃO DE GUIA

RANCHO DE ROMEIROS – SÃO PAULO – RIBEIRA QUENTE / FURNAS



HumilitatiS

NOMEAÇÃO DE GUIA

Márcio Paulo Pimentel Peixoto, Irmão Mestre do Rancho de Romeiros do Apóstolo São Paulo, Freguesias de Ribeira Quente e Furnas a todos os que desta mensagem tomarem conhecimento, Paz e Bem no Senhor Jesus Cristo.

Consultados todos os Irmãos Responsáveis e segundo os Regulamentos do Movimento Romeiros de São Miguel, hei por bem nomear para o cargo de segundo Guia o

IRMÃO PEDRO BRAGA,
Residente nesta Paróquia, na Estrada Municipal 9675 Ribeira Quente, Estado Civil e Religioso de Solteiro.
E para constar e devidos efeitos, se lavrou o presente alvará, que será assinado por mim Márcio Paulo Pimentel Peixoto – Irmão Mestre e carimbado com o Selo em uso neste Rancho de Romeiros.


Paróquia do Apóstolo São Paulo
Freguesia de Ribeira Quente,

Aos 15 dias do mês de Dezembro do Ano do Senhor de 2009.

O Irmão Mestre
Márcio Paulo Pimentel Peixoto

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS

Reunião de Responsáveis – 12 de Dezembro 2009

O Encontro iniciou-se pelas 19 horas e 30 minutos, com a presença do Irmão Mestre Márcio Peixoto, Contra Mestre Lino Rego, Ajudante José Manuel Rego, Guia Nuno Furtado, Despenseiro Hélder Braga e Irmãos Conselheiros Luís do Rego Miúdo e António Manuel Rita. Faltaram com Justificação o Irmão Procurador das Almas e Lembrador de Almas.
**********
Em cumprimento do ponto N.º 1: Iniciamos o Encontro com a Oração Vinde Espírito Santo… De seguida o Irmão Mestre comunicou-nos da sua felicidade em estarmos mais uma vez reunidos a fim de prepararmos a próxima Romaria Quaresmal 2010 que vai ser especial pois comemoram-se 10 anos de Restauração do Rancho. Comunicou-nos também que será alterado o nome do Rancho, que passará a ser: Rancho de Romeiros de São Paulo – Ribeira Quente/Furnas, pois durante estes 10 anos levamos sempre connosco um número considerável de Irmãos da Paróquia de Sant’Ana de Furnas. Manifestou também a sua alegria na participação se Deus quiser e tudo correr bem do nosso querido Pároco Padre Ricardo Pimentel participará connosco em Romaria.
**********
Em cumprimento do ponto N.º 2: Decidiu-se a Abertura das Inscrições para a época de Natal.
**********
Em cumprimento do ponto N.º 3: O Irmão Mestre informou que o Rancho de Romeiros tem em caixa o Saldo positivo de 17.25€;
**********
Em cumprimento do ponto N.º 4: Consultado o Irmão Guia Nuno Furtado, alterou-se o Almoço no Domingo o Salão Paroquial Nossa Senhora dos Anjos – Fajã de Baixo.
**********
Em cumprimento do ponto N.º 5: As pagelas da próxima Romaria terão como Imagem principal a Imagem de Santa Ana de Furnas, já que nos anos anteriores levamos sempre a Imagem de São Paulo de Ribeira Quente. Consultaremos a Tipografia Aníbal a fim de sabermos o orçamento.

No que respeita a Fotocópias dos Livros da Romaria, temas de reflexão e papeis para refeições contactar uma companhia que as faça e cada irmão contribuirá para as despesas das fotocópias.

**********
Em cumprimento do ponto N.º 6: As alterações na Lista de Refeições foram aprovadas. Combinou-se contactar o Irmão Fernando André para ver da disponibilidade de nos fornecer a alimentação.
**********
Em cumprimento do ponto N.º 7: Ficamos resolvidos de contactar algumas instituições a fim de nos fornecerem os pequenos almoços em falta de quarta, quinta, sexta e sábado. O Irmão Conselheiro António Manuel Rita ficou de contactar a Cooperativa dos Pescadores a fim de nos oferecer o pequeno almoço de sexta-feira.
**********
Em cumprimento do ponto N.º 8: No que respeita ao Mapa do Itinerário, alteramos a hora do encontro de manhã das 3:30 para as 4 horas. No que respeita às Missas contactaremos o Senhor Padre Ricardo.

Ficam as reflexões Bíblicas e a Meditação do Dia a cargo do Padre Ricardo.

Paragens para descansos, refeições e controle de tempo ficará a cargo do Irmão Guia Nuno Furtado.

A lembrança para o Encontro das Famílias da próxima Romaria será o diploma (Oração das Famílias Papa Bento XVI).

**********
Em cumprimento do ponto n.º 9 - Outros Assuntos:
1.Em principio teremos alguns Irmãos da Fajã de Baixo (não há ainda certezas).

2.Tentaremos celebrar os 10 Anos da Restauração da Romaria com uma Missa em que se tentará ter presentes todos os Romeiros que saíram durante estes 10 anos.

3.Ficou decidido pelos responsáveis enviar oficio à Junta de Freguesia a pedir autocarro para apoio das familias que não têm outro meio de se deslocar ao local do Encontro das Familias.

4.A reunião de Responsáveis com o Senhor Padre Ricardo para acertar pormenores ficará para depois das festividades de Natal.

5.O Irmão Contra Mestre Lino Rego colocou o seu lugar à disposição, sendo substituído pelo anterior Contra Mestre José Manuel do Rego.

6.O Irmão Despenseiro Hélder Braga ficou de arranjar um outro despenseiro para o auxiliar no seu trabalho.

7.Ficou decido nomear para segundo Guia o Irmão Pedro Santos.

8.O primeiro encontro de preparação será a 09 de Janeiro de 2010 na Igreja de São Paulo pelas 20 horas.
**********
Ribeira Quente,
14 de Dezembro de 2009


Márcio Peixoto – Irmão Mestre

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...