segunda-feira, 4 de maio de 2009

CRISTÃOS RENOVADOS PELO CAMINHO DA ROMARIA - PENSAMENTOS VII



A Oração - Antes, Durante e Depois da Romaria

Não sei qual será a etapa mais importante, se será o antes da romaria, se a caminhada ou se será o depois desta. Acredito que as trés terão a mesma importância e estão interligadas.

O antes da romaria é o momento privilegiado para aprender e preparar e não para decorar ou ensaiar. Quando ensaiamos estamos a memorizar, quando o que nos é pedido é meditar, beber e viver as orações, salvas e cânticos. O antes é também o momento propicio para catequizar e ensinar os irmãos com mais dificuldades no campo doutrinal, das orações e das verdades da fé.

No durante a romaria deverá a oração ser mais vivida e participada e deverá haver menos rezas decoradas. Deverá haver mais oração de louvor e agradecimento a Deus por todos os dons e graças que nos concede, pois pedimos mais do que agradecemos. A oração de intercessão deve ser uma constante pelas nossas fraquezas, dores, necessidades e principalmente por todos os irmãos que confiam a nós as suas preces.
Não poderá deixar de haver durante a caminhada uma oração comunitária, pois durante a semana de romaria somos uma comunidade de irmãos e não é admissível haver irmãos a orar e outros a conversar distraidos. Somos um só corpo e um só espirito, falamos, cantamos e oramos a uma só voz. Os conflitos e os grupinhos não fazem parte da romaria, nem quem os promove.

O depois da romaria deverá ser o compromisso tomado por cada irmão de aprefeiçoar mais e melhor a sua oração individual, de promover a oração familiar, de ser fiel à oração Eucarística Dominical e de participação nos momentos de oração promovidos pela comunidade cristã.

A romaria deverá formar os irmãos de forma a serem cristãos autênticos, mais conscientes e activos na vida da Igreja local, no ambiente social e na vida de família.

Pelo Mestre de Romeiros da Ribeira Quente
Márcio Peixoto


Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...