RANCHO DE ROMEIROS – RIBEIRA QUENTE / FURNAS
REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS DO RANCHO
HumilitatiS
Aos 13 dias do mês de Março do ano 2010, pelas 19 horas e 30 minutos, no Arquivo Paroquial, reuniram-se os responsáveis pelo Rancho de Romeiros de Ribeira Quente e Furnas, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Oração Inicial;
2. Palavra do Irmão Mestre;
3. Relatório de Receitas e Despesas;
4. Nomeação dos Irmãos Mestre e Contra-Mestre, para os próximos 5 anos;
5. Avaliação da Romaria Quaresmal 2010;
6. Oração Final.
- Fizeram-se representar neste encontro os seguintes responsáveis:
- Padre Ricardo Pimentel – Irmão Director Espiritual
Márcio Paulo Pimentel Peixoto – Irmão Mestre
José Manuel Vieira do Rego – Irmão Contramestre
João Carlos Braga – Irmão Procurador de Almas
Cristiano Linhares – Irmão Lembrador de Almas
Nuno Furtado – Irmão Guia
António Manuel Rita – Irmão Conselheiro do Mestre
Luís Manuel do Rego Miúdo – Irmão Conselheiro do Mestre
Fernando Sales Frias – Irmão Conselheiro do Mestre
Hélder Braga – Irmão Despenseiro
• Faltaram com justificação, por motivos de trabalho os Irmãos Luís Filipe Furtado (Despenseiro) e o Irmão Pedro Braga (Guia).
*Ponto 1 – O Encontro iniciou-se com uma oração de Invocação ao Espírito Santo, feita pelo Director Espiritual da Romaria, Irmão Padre Ricardo Pimentel.- *Ponto 2 – De seguida tomou a palavra o Irmão Mestre, Márcio Paulo Pimentel Peixoto, que fez-nos um breve resumo dos 10 anos de Restauração da Romaria, concluindo que o Rancho de Romeiros evoluiu em quantidade e qualidade durante estes 10 anos, contando nos últimos anos com um excelente grupo de Responsáveis, com tarefas distribuídas, não ficando o Mestre sobrecarregado e não tomando nenhuma decisão sem consultar este grupo de Responsáveis. Por fim deixou uma palavra de apreço e gratidão a este grupo: “Foi um prazer e uma graça enorme para mim, ter trabalhado estes 10 anos convosco”.
- *Ponto 3 – Foi apresentado o Relatório de Receitas e Despesas, ficando o Rancho de Romeiros com um saldo positivo de 181€ (Cento e oitenta e um euros). Neste relatório ainda não estão incluídas as despesas com pequenos-almoços e refrescos dados a diversos Ranchos.
- *Ponto 4 – Foram consultados o Regulamento dos Romeiros de São Miguel, Capitulo I (Das Romarias Quaresmais), Secção I (Da Natureza e Fins da Romaria), Subsecção III (Da Nomeação, Duração e Atribuições dos Responsáveis e Colaboradores), Artigo 6.º (Da Nomeação do Mestre e do Contramestre)
“O Mestre e o Contramestre são nomeados pelo Pároco da Localidade, ouvido o Conselho Pastoral. Podem também ser propostos por um grupo de paroquianos, que sejam ou tenham sido romeiros, dispensando-se, neste caso, a audição do Conselho Pastoral. A escolha deverá recair em paroquianos, cristãos conscientes, piedosos, humildes, zelosos e cumpridores das suas obrigações de católicos, que tenham qualidades de liderança e chefia”
Artigo 7.º (Da Duração do Mandato dos Responsáveis)
“O mandato do Mestre e do Contramestre, durará cinco anos, renováveis para um segundo e terceiro mandato. Só excepcionalmente, é que haverá mais de três mandatos, se a maioria dos membros do Rancho estiverem de acordo.”
Depois de consultados os regulamentos e chegados a um consenso sobre a nomeação, foram eleitos e reconduzidos para os próximos cinco anos, por unanimidade, sem votos contra e sem abstenções:
Irmão Mestre – Márcio Paulo Pimentel Peixoto
Irmão Contramestre – José Manuel Vieira do Rego- • Depois de elaborada a Acta, aprovada e assinada, será passados os Alvarás de Nomeação do Mestre e Contramestre pelo Irmão Director Espiritual Padre Ricardo Pimentel e será informado o Conselho Pastoral.
*Ponto 5 – Foi feita a avaliação da semana de Romaria Quaresmal 2010. Foram ouvidos todos os Irmãos, chegando-se à conclusão que foi uma excelente romaria a nível espiritual, sem problemas de maior, com a preciosa ajuda e colaboração do Irmão Padre Ricardo Pimentel, que pela primeira vez integrou uma romaria.
Foram tomadas algumas decisões já em vista à próxima Romaria:
Consultar o Grupo de Responsáveis sobre os candidatos à Romaria;
Preparar melhor os Cânticos;
Preparar melhor os Irmãos Acólitos e Leitores;
Marcar as Eucaristias de toda a semana para a madrugada e manhã.
*Ponto 6 – O Encontro terminou com uma oração de Acção de Graças.
Por nada mais constar, lavrei a presente Acta, que depois de lida e aprovada, será assinada pelo Director Espiritual deste Rancho, Padre Ricardo Pimentel e por mim Luís Manuel do Rego Miúdo, Conselheiro do Mestre, que a elaborei.
Paróquia de São Paulo da Ribeira Quente,
1/ Julho / 2010
Irmão Director Espiritual
Padre Ricardo de Melo Pimentel
Irmão Conselheiro do Mestre
Luís Manuel do Rego Miúdo
Sem comentários:
Enviar um comentário