terça-feira, 26 de outubro de 2010

31 DE OUTUBRO


"Celebremos os louvores dos homens ilustres,dos nossos antepassados através das gerações. Foram homens virtuosos e as suas obras não foram esquecidas. Na sua descendência permanece a excelente herança que deles nasceu. Os seus filhos são fiéis à aliança e, graças a eles, também os filhos dos seus filhos. A sua descendência permanece para sempre e jamais se apagará a sua memória. Os seus corpos repousam em paz e o seu nome vive através das gerações." (do Livro Ben Sirá)


Estamos a chegar a mais um 31 de Outubro. Data que perdurará na memória deste meu povo, como um dos mais tristes da sua história.

Começo este meu texto com esta pequena leitura biblica que ilustra bem os sentimentos que nutro nestes dias. Que os mortos, enterrem os mortos - disse-nos Jesus! Que os Vivos, os vivos na fé e na esperança do Reino eterno, aqueles que não se conformam com este mundo, nem a ele estão agarrados, celebrem os louvores dos homens ilustres, dos nossos antepassados. Celebremos não a morte de 29 pessoas, mas a sua passagem para a Vida, celebremos as suas obras que ficarão como herança para aqueles que têm fé.

Celebrar 31 de Outubro e 1 de Novembro, é celebrar a nossa vida inserida no Coração de Cristo, o nosso chamamento à santidade, a certeza de que aqui não permaneceremos e um dia iremos ter com o Justo Juiz, que conforme as nossas vidas e obras nos dará o prémio da Vida Eterna.

Sei que alguns não gostam de algumas reflexões que faço e se não gostam é porque os incomoda. A verdade doi e muitas vezes queremos calar a verdade e fingir que não é bem assim. Gostariamos muito de cá ficarmos por muito e muito tempo! Mas o nosso tempo, não é o tempo de Deus! A nossa vida é passageira.

Celebrar 31 de Outubro é também uma chamada de atenção para aqueles que já se esqueceram do que se passou, é não olhar para o bem de muitos que lucraram com o martirio de alguns, com a vida entregue a Deus neste dia.

Não nos julguemos eternos! Não nos julguemos donos da vida e muito menos donos da vida dos outros! Não nos elevemos, pois um dia teremos de nos ajoelhar perante a morte e perante o julgamento de Deus!

Celebremos, no próximo dia 31 de Outubro e 1 de Novembro, a vida, as obras e as virtudes de homens, mulheres e crianças ilustres desta terra. Celebremos a vida com Deus. Celebremos a nossa vida com Deus!


O Irmão Mestre

Márcio Peixoto

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...