segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FALECEU JOSÉ GONÇALO (MESTRE JOSÉ FAIA)


"Quem acredita em Mim, mesmo que tenha morrido, viverá". (João 11, 25)

Estas palavras extraidas do Evangelho de São João, Palavras do Mestre e Senhor Jesus Cristo, perante a dor de Maria e Marta, pela morte de seu irmão lázaro, resumem muito bem os sentimentos que nos tocam a todos pela partida do Homem, do Mestre, do Pescador dedicado e Amigo sincero, humilde, sério e respeitador de todos, que foi em vida o nosso muito querido José Faia.

Ele morre em pleno mar, fruto do infortúnio e da fúria das vagas, que ele tantas vezes e de inumeras formas muito piores experimentou e enfrentou em vida e na arte da pesca.

Morreu no lugar que fora durante toda a sua vida, o seu local de trabalho e fazendo aquilo que mais o apaixonava. Por ironia do destino morreu no Mar, onde passou a maior parte da sua vida.

Neste momento, resta-nos não recordar a sua morte, mas o Homem que foi em vida, recordar o bem que fez a muitos pescadores e também a alguns Mestres a quem iniciava e aconselhava, principalmente na arte do atum. Resta-nos recordar o Mestre José Faia, Homem divertido e cheio de humor.

Faleceu no passado Sábado dia 16 de Outubro e o seu funeral, depois de Missa Exequial, realizou-se ontem dia 17, sendo sepultado no cemitério da sua localidade natal - a sua Ribeira Quente.

Depois de uma longa caravana de carros que o foram homenagear e acompanhar desde a Vila da Povoação até Ribeira Quente, seguiram-se algumas horas em que mais de um milhar de pessoas, vindas de muitos lugares da Ilha e de outras, prestaram-lhe a sua última homenagem.

A Missa Exequial foi celebrada pelo Vigário Episcopal Padre Doutor Octávio Henrique de Medeiros e concelebrada pelos Padres Luciano e Silvino Amaral.

Para as gerações mais novas, metiam respeito dois grandes Mestres que esta terra viu partir em situações nada agradáveis - João Peixoto (Mestre João Balaia) na tragédia de 31 de Outubro de 1997 e Mestre José Gonçalo (José Faia) na tragédia no mar a 16 de Outubro de 2010.

Que o Senhor agora lhe dê o descanso eterno e a recompensa do seu trabalho!
Em meu nome pessoal e em nome de todos os Irmãos Romeiros de Ribeira Quente e Furnas, apresento aos seus familiares, amigos intimos e população em geral da nossa terra o mais sincero obrigado pela vida oferecida deste grande Homem.

Ribeira Quente,
18 de Outubro 2010


O IRMÃO MESTRE

Márcio Paulo Pimentel Peixoto

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...