segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

3.º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO


Caros Irmãos.
Nas últimas duas reuniões a falta de Irmãos têm sido muita e ainda não iniciamos as reflexões e estudo dos Regulamentos por este facto.
Não é a desculpa de já sairmos à muitos anos e já sabermos tudo que nos vai dispensar de ir aos Encontros de Preparação.
Temos que ser Romeiros responsáveis e comparecer aos Encontros.
Só por motivos de trabalho, vida e saúde é que nos pode dispensar de algumas reuniões, mas novamente temos que ter a responsabilidade de informarmos o Mestre ou o Contramestre.
Na próxima QUARTA FEIRA PELAS 7:30 DA NOITE teremos encontro de Preparação no Salão da Igreja e falaremos de Assuntos Muito Importantes sobre a Romaria. Contamos Contigo Irmão. CRISTO conta contigo.
Um grande Abraço em Cristo Jesus.
Márcio Peixoto - Irmão Mestre

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ENCONTROS DE PREPARAÇÃO PARA A ROMARIA


Rancho de Romeiros – Ribeira Quente / Furnas



• Encontro de Preparação N.º 2


Reflexão: Não há dúvida de que todos havemos de morrer, mas nem todos morremos da mesma forma. Deves viver de tal maneira que, quando morreres, chorem os outros mas tu possas sorrir. Seria triste e trágico que, ao morreres, fossem tuas as lágrimas e dos outros as alegrias. A nobreza da vida não está no nascer nem no morrer, mas no viver, no modo de viver e no para quê morrer. O índice da nossa vida não nos é dado pelo viver, mas pelo sentido que sabemos dar à nossa vida. Por isso, na vida, não deves fazer o que te agrada, mas o que mais tarde te agradará ter feito. “Eu quero”, não fez nada; “Vou esforçar-me”, fez grandes coisas; “Quero” fez milagres. A vida é luta, mas a luta é vida. A vida só decepciona a quem não espera muito dela.
*******************


• O que são as Romarias Quaresmais?


Denominam-se Romeiros de São Miguel os grupos de católicos que, organizados em Ranchos por Localidades, se propõem visitar, durante o Tempo da Quaresma, o maior número de Igrejas e Ermidas da Ilha de São Miguel, cantando e rezando em todo o percurso.
Cada Rancho deverá sair numa das semanas da Quaresma, previamente escolhida em conjugação com o Grupo Coordenador, devendo os primeiros sair no fim-de-semana seguinte à Quarta-Feira de Cinzas, e os últimos deverão entrar nas suas localidades no início do Tríduo Pascal, isto é, na Quinta-Feira Santa.
O percurso será feito, por regra, no sentido dos ponteiros do relógio, ou seja, tendo sempre o mar à esquerda.
A saída do Rancho deverá ser antes do alvorecer, e a entrada na localidade das pernoitas, logo a seguir ao pôr-do-sol.



• Encontro de Preparação N.º 3


Reflexão: No tempo em que Maria viveu, os judeus julgavam que Deus habitava no coração do Templo de Jerusalém, o chamado «O Santo dos Santo». Por isso, todo o judeu sentia uma grande alegria cada vez que subia a Jerusalém para orar no Templo, que era respeitado como sendo o lugar onde Deus habitava.
Quando é que Maria de Nazaré terá ido pela primeira vez à Casa de Deus? Não sabemos. Mas desde tempos muito antigos que os cristãos celebram a sua ida ao Templo, quando era ainda muito jovem, para apresentar a sua vida ao Senhor.
Este acontecimento de Maria faz-nos recordar que também nós somos convidados a apresentar a nossa vida a Deus. Não apenas uma vez, ou somente pela Romaria, mas todos os dias, em gesto de oferenda, sentindo que a nossa vida é um dom gratuito de Deus.
*******************


• Regras


1.Só poderá ser admitido como Romeiro: o homem com boa saúde e reputação moral. Que habitualmente cumpre os mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja. O homem dotado do espírito de obediência e que cumpra com exactidão as ordens impostas pelo Mestre.
2.Todo o Romeiro deve: *Confessar-se e comungar no dia da partida. Comungar, sendo possível todos os dias da romaria. Se necessitar confessar-se durante a semana da romaria deverá comunicar ao Mestre. * Rezar um terço completo em conjunto com o rancho pelas intenções de quem o hospedar durante a noite. * Obedecer pronta e absolutamente às ordens do Mestre e aceitar os seus avisos e repreensões com humildade. * Observar e cumprir o silêncio, quando imposto pelo Mestre (abstinência da fala). * Dentro das povoações o bordão será levado do lado de dentro do rancho e na horizontal. * Ser responsável pela sua indumentária e nunca a perder ou deixar atrás. * Ser responsável pelo lixo que fizer. * Respeitar os irmãos que se encontram a rezar.


• Encontro de Preparação N.º 4


Reflexão: Um problema muito sério que faz sofrer jovens e adultos: a solidão. É certo que temos tantos meios de comunicação e vivemos a maior parte do dia com gente. Mas falta o encontro pessoal, falta a comunicação profunda, a partilha de vida.
Muitas vezes, só se trocam palavras sem alma. Fala-se de coisas em geral, que pode ser o tempo, o desporto, a moda… Mas não se partilham alegrias e tristezas, angústias e esperanças, sonhos e realizações. Cada qual permanece na sua solidão.
Nesta perspectiva de comunicação e de partilha, vamos escutar a narração do encontro de Maria com sua prima Isabel.
*******************


• Regras


1.Todos os Romeiros devem: * Levar um Xaile, um ou dois lenços de lã, um bordão e terços do Rosário. * Ter cuidado com o calçado, que deve ser usado e adaptado aos pés e em caso de bolhas usar uns chinelos ou sandálias abertas. * O vestuário deve ser composto e respeitável, sendo de preferência usar fatos ou casacos impermeáveis que protejam da chuva. * Levar uma lanterna, despertador, terços de reserva e fotocópia dos seus documentos. * Ter pelo menos um terço ao pescoço e um nas mãos. * Ao fumar deve retirar o terço das mãos. * Fazer a paz com algum irmão desavindo. * Manter a mais rigorosa compostura e disciplina à chegada da nossa Freguesia.

2.Os Romeiros não podem: * Fumar e comer com o rancho em marcha. * Entrar sem autorização em estabelecimentos comerciais sob pena de expulsão. * Abandonar o rancho sem licença do Mestre. Se necessitar de algo deve comunica-lo ao Mestre ou Contramestre. * Levar dentro das sacas bebidas alcoólicas excepto as que serão consumidas às refeições. * Visitar parentes por onde passa. Sair de noite da casa onde está acolhido. * Desfazer a barba durante a semana.



• Encontro de Preparação N.º 5


Reflexão: Gostamos de viver sempre muito felizes. Mas nem tudo são rosas nos nossos caminhos. As contrariedades fazem parte da nossa vida. Embora fujamos instintivamente de tudo o que ameaça o nosso desejo de prazer permanente, surgem sempre os contratempos, aos quais não podemos fugir.
Cada qual sabe as que mais frequentemente se lhe atravessam no caminho da vida.
A Família de Nazaré também sentiu a mesma experiência. Um dos espinhos da sua vida foi a necessidade urgente de ter de fugir para o estrangeiro, para o Egipto. Teve de ser emigrante, forçada a abandonar a sua casa e a sua terra e partir para um outro país distante, sem conhecer a sua língua e costumes.
*******************


• Regras


1.Regras a Cumprir: * Nas estradas não haverá permissão para fumar e comer com o rancho em marcha. O Mestre tocará a campainha para os momentos de descanso, lazer e refeições, só nestes momentos poderá fumar, beber água, comer e conversar com moderação. * Haverá permissão de levar uma garrafa com água para molhar os lábios e saciar a sede. Durante as orações nas Igrejas evitar beber água a não ser por grande necessidade. * Nos atalhos e se não estivermos em silêncio e oração, poderão ir à vontade e conversar moderadamente, nada de exaltações ou grandes ruídos. Somos Peregrinos e Penitentes. (O que é ir à vontade?) * A campainha tocará para interromper a caminhada. Tocará para avisar a retomada da caminhada e ao segundo toque o rancho deverá formar-se. * Ao chegar às Igrejas e Ermidas, colocar devagar o bordão no chão e não atira-lo de qualquer maneira. * Ao fazer as Orações que os nossos bordões estejam o mais possível direitas e não muito inclinados para a frente. * Durante a caminhada não andar na brincadeira com o bordão. O bordão é um dos símbolos do Romeiro e deve ser respeitado.



• Encontro de Preparação N.º 6


Reflexão: Há uma palavra pouco simpática para muita gente: é a palavra «Lei». As leis existem em todas as sociedades. Elas obrigam e há penalizações para quem não as cumpre. Por isso, são pouco simpáticas, sobretudo para quem tem ânsia de viver numa grande liberdade.
Já no tempo de Jesus, Maria e José havia leis. E podemos hoje verificar que as cumpriam. Como, por exemplo, o cumprimento da lei escrita no livro do Êxodo: a apresentação ao Senhor do primeiro filho do sexo masculino, para depois resgatar com uma oferta.
*******************


• Regras


1.Regras a Cumprir na Pernoita: * Depois de finalizadas as orações da noite, manter silencia nas Igrejas, esperar pelo nosso chamamento e do nosso parceiro. Evitar demoras. Cumprimentar o Mestre e receber instruções para o próximo dia. * Na casa de acolhimento não pedir nada a não ser que nos ofereçam. Ser delicados, sérios e agradecidos em tudo. * Não mexer, alterar ou apropriar-se de qualquer objecto da casa. * Se acontecer algum acidente, comunicar aos benfeitores e tentar remediar. * Não fumar dentro de casa. * Não sair do quarto onde descansamos a não ser para a casa de banho. * Não deixar nada atrás.
2.Regras a Cumprir de Manhã no Local de Encontro: * Não serão permitidos grandes atrasos. Muito cuidado com a hora da saída. * Ao chegar ao local dizer a saudação e cumprimentar o Mestre e beijar a Cruz. * Falar baixinho porque àquela hora a população encontra-se a descansar. * Nunca fumar dentro dos locais em que nos deram o pequeno-almoço.
3.No Encontro das Famílias: * Não cumprimentar a família e amigos antes do Mestre determinar. * Só depois da Eucaristia e no local aonde o Mestre determinar poderão juntar-se à família. * Comer e beber com moderação, sempre com muito respeito e com espírito de penitência. * As famílias só entrarão no Salão depois dos Romeiros. * Não falar alto no local. * Respeito pelos funcionários e cuidado com o lixo. * Alertar as Famílias.



• Encontro de Preparação N.º 7


Reflexão: Costuma dizer-se que começar a viver é começar a sofrer. Apesar de buscarmos incessantemente uma vida de prazer, o sofrimento persegue-nos a cada momento. Quando ele bate à porta, lutamos por o afastar para muito longe, mas ele, mais tarde ou mais cedo, regressa sempre.
Maria teve uma experiência muito dolorosa de sofrimento: ver seu filho condenado a uma morte horrorosa. Já Simeão, quando da apresentação de Jesus no Templo, tinha profetizado que «uma grande dor, como golpe de espada, trespassará a tua alma».
*******************


• Regras


1.Regras a Cumprir: * Todos os Irmãos deverão contribuir conforme as suas posses para as colectas feitas pelo Mestre. * Queixas ou desculpas deverão ser feitas com o Mestre de forma a que não disturbe todo o Rancho. * As discussões, criticas ou palavrões, não serão tolerados e poderá ser punido quem as fizer. * Quando surgir algum problema o primeiro a saber será o Mestre e não outros antes dele. * Guardar segredo de tudo o que de menos bom se passar dentro da Romaria. Falar sim dos aspectos bons e positivos que a Romaria nos oferece.
2.Refeições: Entregar atempadamente aos Despenseiros as fichas das refeições preenchidas para o dia seguinte. * Enquanto se entregar os alimentos os irmãos deverão permanecer juntos e atentos à chamada dos Despenseiros. * Em momento oportuno os Despenseiros anunciarão o pagamento das refeições. * Não sobrecarregar a Saca com alimentos. Levar apenas comida para o Sábado. * O mesmo com as mudas de Roupa.
3.Outros: É permitido o uso do Telemóvel para despertador e chamadas urgentes. Durante a Caminhada e Orações é estritamente proibido o Telemóvel ligado. Se alguém necessitar de fazer uma chamada que a faça de forma discreta e escondido e não publicamente.


• Encontro de Preparação N.º 8


Reflexão: Nos inquéritos feitos a jovens e adultos, verifica-se que um dos grandes medos é a solidão. É porque sentiram talvez já a sua presença na nossa sociedade. Ela, de facto, afecta não apenas as pessoas de idade, mas também os adolescentes e os jovens.
Para todos os que recusam a solidão, Jesus apresenta uma proposta: a sua Igreja, que é comunhão, é comunidade fraterna. Antes de ser instituição, ela é o grupo dos seguidores de Jesus. Um grupo que se deseja tenha o ambiente da lareira em dia de Inverno.
Maria, que esteve presente no nascimento da Igreja, também nos diz que a fé cristã é para se viver em comunidade. E os primeiros cristãos, perceberam a importância da solidariedade, da união fraterna.
*******************


• Regras


1.Regras a Cumprir: * Cuidado com as alcunhas e apelidos. * Durante a semana os Despenseiros resolverão as refeições. * Para os que bebem café puro e falhas de tabaco deverão resolver com os Despenseiros e Contramestre. * Muita paciência e colaboração com os Despenseiros que não são nossos criados e nos estão a prestar um serviço precioso.
2.Preparação Física: * Preparação física – essencial antes da Romaria. * Cuidados a ter com algumas doenças que requerem cuidados especiais. * Levar algum tipo de medicamento para dores, bolhas, gripes e constipações.
3.Pernoitas em Salões: * Falar baixo e manter a ordem no banho e nas refeições se houver. * Deixar o salão da mesma forma ou melhor do que o encontramos. * Fumar fora do recinto do Salão. * Manter o máximo de ordem e silêncio depois de deitados.
4.Nas Eucaristias: * Manter silêncio enquanto se espera pelo inicio da Missa. * Retirar as sacas antes da Missa e coloca-las aos ombros no fim da mesma com o máximo de ordem e silêncio.

MOMENTOS DE REFLEXÃO DIÁRIA - ROMARIA QUARESMAL 2011


ROMARIA QUARESMAL 2011 – REFLEXÃO 12 DE MARÇO – SÁBADO

Querido irmão
Por alguns minutos respire pausadamente, excluindo da tua mente toda e qualquer preocupação, e pensa em Jesus... Retira o teu pensamento das dúvidas, dos temores, das aflições, das dores, das dificuldades e dos impedimentos, da falta de saúde, da falta de recursos, das incompreensões, do desamor e das hostilidades e, abrindo o coração, sinta a amorosa presença de Jesus ao teu lado ou ao lado e ao lado dos teus.
Sentindo-O, nada peças pois Jesus sabe do que precisas... Apenas entregua-te à sua Divina protecção e ore:
"Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome!
Venha a nós o vosso reino e seja feita a vossa vontade,
assim na Terra como no céu. O pão nosso de cada dia dai-nos hoje, perdoai as nossas ofenças assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal!"
___ * * * ___
Que estes breves momentos possam ter contribuido para o restabelecimento da tua paz e harmonia interior!
Que Jesus esteja contigo, daqui para a frente, com a sua doce proteção, para que possas solucionar todas as dificuldades que te afligem ou afligem aqueles que amas... Em Romaria permanece em paz, e que esta paz te acompanhe em todos os momentos!
--------------------


ROMARIA QUARESMAL 2011 – REFLEXÃO 13 DE MARÇO – DOMINGO


Disse o Mestre Jesus : "buscai e achareis". Mesmo nos céus, podes fixar a tua atenção na sombra da nuvem ou no brilho da estrela.
Afirmou o Senhor: "Toda a árvore é conhecida pelos seus frutos."
Alimentar-se com a laranja ou intoxicar-se com a pimenta a escolha é tua.
Proclamou Cristo: "orai e vigiai para não entrardes em tentação, porque o espírito, em verdade, está pronto, mas a carne é fraca." O espírito é o futuro e a vitória final, mas a carne é o nosso próprio passado, replecto de compromissos e tentações.
Ensinou o Mentor Divino: "não condeneis e não sereis condenados". Não critiques o próximo, para que o próximo não te critique a ti.
Falou Jesus: "quem conservar a própria vida, perdê-la-á". Quando o arado descansa, além do tempo justo, encontra a ferrugem que o desgasta.
Disse o Mestre: "De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma". A criatura faminta de posses e riquezas materiais, sem trabalho e sem proveito, assemelha-se, de algum modo, à pulga que desejasse ter um cão só para si.
Proclamou Cristo: "orai pelos que vos perseguem e caluniam". Interessar-se pelo material dos caluniadores é o mesmo que te adornares, deliberadamente, como uma lata de lixo.
Falou Jesus: "a cada um será concedido segundo as próprias obras".
---------------------

ROMARIA QUARESMAL 2011 – REFLEXÃO 14 DE MARÇO – SEGUNDA

Uma viúva, pobre e necessitada, temendo a visita do proprietário para cobrar a renda da casa, mantinha a porta da sua casa trancada. Alguém, de repente, bate à porta, contudo ela não atende. Sem resposta, a pessoa da meia-volta e vai-se embora.
Era um amigo que, desejando ajudá-la, trazia o dinheiro para que pudesse pagar a renda. Ele veio para dar e não para pedir.
*****
Quantas vezes reclamamos da nossa situação e até murmuramos contra Deus dizendo que Ele não se importa com o que estamos passando. A nossa aflição é constante, a nossa sorte é ingrata e a bênção tão querida nunca chega.
Já te sentiste assim? Desamparado, sozinho, sem soluções para o teu problema? Já chegaste à conclusão que a tua luta não tem solução? Porque não olhas e verificas se a tua porta não está trancada!

Muitos têm a sua porta fechada para Deus porque pensam que Ele, ao entrar, nos tirará a liberdade. Ignoram que Ele entra, não para tirar, mas para dar... alegria, paz, amor e vitória nas batalhas deste mundo.

Se sentires bater ao de leve na porta do teu coração, não hesites, não te tranque, não esperes mais, abra a porta, deixe Cristo entrar e viva a felicidade que tanto desejas!
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20).

--------------------

ROMARIA QUARESMAL 2011 – REFLEXÃO 15 DE MARÇO – TERÇA


Uma mulher pobre passeava com o seu filhinho num bosque quando ouviu um voz que vinha de dentro de uma caverna:
- Aqui dentro há muito ouro, prata e pedras preciosas. Pegue o que quiser.
Meio desconfiada, olhou para o interior da caverna e verificou que, de facto, ela estava recheada de tesouros insondáveis.
- Posso mesmo pegar o que quiser?
- Sim, mas, poderás somente encher apenas uma sacola e terás apenas dois minutos para escolher o que queres levar. Depois deste tempo, saia correndo, pois a caverna se fechará para sempre com tudo o que ainda estiver aqui dentro.
Pressionada pelo tempo e com tantas opções à sua frente, a mulher escolhia, juntava, trocava, destrocava, ajeitava os objetos na sacola, trocava novamente.
- Agora tens apenas 10 segundos... 9, 8, 7... Ela pegou mais umas pedras preciosas. - 6, 5, 4... Pegou numa bandeja de ouro e saiu correndo.
Já do lado de fora, ainda teve tempo de assistir a entrada da caverna se transformando num imenso paredão de rocha. Olhou a sacola, avaliou o que havia conseguido juntar e concluiu que agora era uma mulher rica e iria poder dar ao seu filho uma vida melhor...
- Meu Deus... meu filho! Meu filho, meu Deus, meu filho...
Na correria, esqueceu-se do filho dentro da caverna. Para sempre!
Hb.13:5 – “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”
Não deixe a correria da vida fazê-lo esquecer-se das pessoas que tu amas.

--------------------


ROMARIA QUARESMAL 2011 – REFLEXÃO 16 DE MARÇO – QUARTA

Um idoso descansava num banco de madeira à sombra de uma árvore, quando foi abordado pelo motorista de um automóvel: - Bom dia, meu amigo!
- Bom dia! - O senhor mora aqui? - Sim, há muitos anos... - Estou de mudança para aqui e gostaria de saber como é o povo deste lugar.
- Deixe-me perguntar-lhe uma coisa primeiro, como são as pessoas lá da sua cidade? - Ah! De onde venho o povo é bom, fraterno. Fiz muitos amigos. Só estou saindo de lá por motivos de trabalho. - O senhor é um homem de sorte, meu filho. Esta cidade é exatamente igual a sua. Vais gostar de estar aqui! O forasteiro agradeceu e partiu. Minutos depois apareceu outro motorista e tem a mesma conversa com o idoso. O idoso, lançou-lhe a mesma pergunta:
- Como são as pessoas lá da sua cidade? - Horríveis! Povo orgulhoso, cheio de preconceitos, arrogante! Não fiz um único amigo naquele lugar!
- Sinto muito, filho, tu estás sem sorte, pois aqui encontrarás exatamente o mesmo ambiente.
Um rapaz, que a tudo assistiu, não se conteve:
- Senhor, não pude deixar de ouvir as duas conversas... como pode responder à mesma pergunta com duas respostas tão diferentes uma da outra?
- Nós vemos e julgamos o mundo a partir da nossa própria óptica, a partir do que nós mesmos somos. Uma pessoa fofoqueira, por exemplo, uma pessoa agressiva, de imediato enxergará todos os agressivos deste lugar. O primeiro homem enxergará as pessoas boas e fraternas deste lugar; o outro, bem, enxergará os orgulhosos, os preconceituosos e os arrogantes. A cor do mundo, portanto, depende da nossa óptica. O exterior estará sempre reflectindo o que levamos no interior. Como nos diz a Bíblia: Mt.6:22-23 – “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”
--------------------


ROMARIA QUARESMAL 2011 – REFLEXÃO 17 DE MARÇO – QUINTA

Uma mulher, muito cansada, achou que a sua cruz era mais pesada do que a das pessoas à sua volta, e desejou trocá-la por outra. Certa vez sonhou que tinha sido levada a um lugar onde havia muitas cruzes, de diversos formatos e tamanhos. Havia uma bem pequena e linda, cravejada de ouro e pedras preciosas. - Ah, esta eu posso carregar facilmente - disse ela. Então tomou-a; mas o seu corpo frágil estremeceu sob o peso daquela cruz. As pedras e o ouro eram lindos, mas o peso era demais para ela. A seguir viu uma bonita cruz, com flores entrelaçadas ao redor do seu tronco e braços. Esta seria a cruz ideal, pensou. Então tomou-a; mas entre as flores havia espinhos, que lhe feriram os ombros. Finalmente, mais adiante, viu uma cruz simples, sem jóias, sem entalhes, tendo apenas algumas palavras de amor inscritas nela. Pegou-a, e viu que era a melhor de todas, a mais fácil de carregar. E enquanto a contemplava banhada pela luz que vinha do céu, reconheceu que era a sua própria cruz. Ela tinha-a encontrado de novo, e era a melhor de todas, e a que lhe pareceu bem mais leve.
* * * * * *
Deus sabe melhor qual é a cruz que devemos levar. Nós não sabemos o peso da cruz dos outros. Invejamos uma pessoa que é rica; a sua cruz é de ouro e pedras preciosas, mas não sabemos o peso que tem. Ali está outra pessoa cuja vida parece muito agradável. Sua cruz está ornada de flores, porém desconhecemos os espinhos que machucam as suas costas. Se pudéssemos experimentar todas as outras cruzes que julgamos mais leves do que a nossa, descobriríamos por fim que nenhuma delas é tão certa para nós como a nossa própria cruz.
--------------------


ROMARIA QUARESMAL 2011 – REFLEXÃO 18 DE MARÇO – SEXTA


Atravessando o deserto, um viajante viu um árabe montado ao pé de uma palmeira. A pouca distância repousavam os seus cavalos, pesadamente carregados com valiosos objectos. Aproximou-se dele e disse:
- Pareceis muito preocupado. Posso ajudar-vos em alguma coisa?
- Ah! - respondeu o árabe com tristeza - estou muito aflito, porque acabo de perder a mais preciosa de todas as jóias.
- Que jóia era essa? - perguntou o viajante.
- Era uma jóia como jamais haverá outra - respondeu o seu interlocutor. Estava talhada num pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, em volta dos quais agrupavam-se sessenta menores. Já vereis que tenho razão em dizer que jóia igual jamais poderá reproduzir-se.
- Por minha fé - disse o viajante - a vossa jóia devia ser preciosa. Mas não será possível que, com muito dinheiro, se possa fazer outra igual?
Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu:
- A jóia perdida era um dia, e um dia que se perde jamais se torna a encontrar.
--------------------

ROMARIA QUARESMAL 2011 – REFLEXÃO 19 DE MARÇO – SÁBADO


Algumas de minhas irmãs trabalham na Austrália. Numa reserva, entre os aborígines, havia um homem bastante velho. Posso assegurar-lhes que vocês nunca viram uma situação de pobreza tão alarmante como a desse pobre velho. Todos o ignoravam. O seu lar era desarrumado e sujo.
- Por favor, disse-lhe eu certa vez, deixe-me limpar a sua casa, lavar as suas roupas e fazer a sua cama. - Estou bem assim, respondeu ele, não se preocupe. - Pois ficará ainda melhor, insisti, se permitir que eu faça isso. Ele concordou finalmente. Pude, portanto, limpar a sua casa e lavar as suas roupas. Encontrei no meio da bagunça uma lamparina inteiramente coberta de poeira. Só Deus sabe o tempo transcorrido desde que o homem a acendera pela última vez. - O senhor não acende a sua lamparina? - perguntei-lhe. Não costuma usá-la? - Não, respondeu ele, não recebo a visita de ninguém. Não preciso de luz. Para quem deveria acendê-la? - O senhor a acenderia todas as noites se as irmãs passassem a visitá-lo? - Naturalmente! - respondeu ele.
Desse dia em diante, as irmãs combinaram entre si, visitar o pobre ancião todas as noites. Dois anos se passaram. Eu tinha esquecido completamente esse homem, quando ele enviou esta mensagem: - "Contem à minha amiga, que a luz que ela acendeu em minha vida continua brilhando.
(Madre Tereza de Calcutá)

--------------------

LITURGIA DA PALAVRA - ROMARIA QUARESMAL 2011


T E M P O D A Q U A R E S M A


SÁBADO DEPOIS DAS CINZAS


LEITURA I
Leitura do Livro de Isaías
Eis o que diz o Senhor: «Se tirares do meio de ti toda a opressão,
os gestos de ameaça e as palavras ofensivas, se deres do teu pão ao faminto
e matares a fome ao indigente, brilhará na escuridão a tua luz
e a tua noite será como o meio-dia.
O Senhor será sempre o teu guia e saciará a tua alma nos lugares desertos.
Dará vigor aos teus ossos e tu serás como o jardim bem regado,
como nascente cujas águas nunca faltam.
Reconstruirás as ruínas antigas e levantarás os alicerces seculares;
e serás chamado ‘reparador de brechas’, ‘restaurador de casas em ruínas’.
Se te abstiveres de profanar o sábado e de tratar de negócios no dia santificado, se chamares ao sábado as tuas delícias e o consagrares à glória do Senhor, se o respeitares não fazendo viagens, evitando os teus negócios e empreendimentos, então encontrarás no Senhor as tuas delícias;
Eu te levarei em triunfo às alturas da terra e farei que te alimentes da herança de teu pai Jacob».
Assim falou a boca do Senhor.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Refrão: Ensinai-me, Senhor, o vosso caminho para que eu ande na vossa presença.

Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e atendei-me,
porque sou pobre e desvalido.
Defendei a minha vida, pois Vos sou fiel,
salvai o vosso servo que em Vós confia, meu Deus.

Tende piedade de mim, Senhor,
que a Vós clamo todo o dia.
Alegrai a alma do vosso servo,
porque a Vós, Senhor, elevo a minha alma.

Vós, Senhor, sois bom e indulgente,
cheio de misericórdia para com todos os que Vos invocam.
Ouvi, Senhor, a minha oração,
atendei a voz da minha súplica.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Eu não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que se converta e viva.

EVANGELHO
+
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo,
Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança,
e disse-lhe: «Segue-Me».
Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus.
Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa.
Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa.
Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?»
Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam».
Palavra da salvação.
********************

DOMINGO I DA QUARESMA (13 de Março / Atalhada 08:00 ou Fajã de Baixo 10:00)

LEITURA I
Leitura do Livro do Génesis
O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivo.
Depois, o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, a oriente, e nele colocou o homem que tinha formado.
Fez nascer na terra toda a espécie de árvores, de frutos agradáveis à vista e bons para comer, entre as quais a árvore da vida, no meio do jardim,
e a árvore da ciência do bem e do mal.
Ora, a serpente era o mais astucioso de todos os animais dos campos
que o Senhor Deus tinha feito.
Ela disse à mulher: «É verdade que Deus vos disse:
‘Não podeis comer o fruto de nenhuma árvore do jardim’?».
A mulher respondeu: «Podemos comer o fruto das árvores do jardim;
mas, quanto ao fruto da árvore que está no meio do jardim,
Deus avisou-nos: ‘Não podeis comer dele nem tocar-lhe, senão morrereis’».
A serpente replicou à mulher: «De maneira nenhuma! Não morrereis.
Mas Deus sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão os vossos olhos e sereis como deuses, ficando a conhecer o bem e o mal».
A mulher viu então que o fruto da árvore era bom para comer e agradável à vista, e precioso para esclarecer a inteligência.
Colheu fruto da árvore e comeu; depois deu-o ao marido, que comeu juntamente com ela.
Abriram-se então os seus olhos e compreenderam que estavam despidos.
Por isso, entrelaçaram folhas de figueira e cingiram os rins com elas.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Refrão: Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós.

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia,apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas.

Porque eu reconheço os meus pecados
e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra Vós, só contra Vós,
e fiz o mal diante dos vossos olhos.

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Abri, Senhor, os meus lábios,
e a minha boca cantará o vosso louvor.

LEITURA II
Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos:
Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram.
De facto, até à Lei, existia o pecado no mundo.
Mas o pecado não é levado em conta, se não houver lei.
Entretanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo para aqueles que não tinham pecado por uma transgressão à semelhança de Adão,
que é figura d’Aquele que havia de vir.
Mas o dom gratuito não é como a falta.
Se pelo pecado de um só todos pereceram, com muito mais razão a graça de Deus, dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo, se concedeu com abundância a todos os homens.
E esse dom não é como o pecado de um só: o julgamento que resultou desse único pecado levou à condenação, ao passo que o dom gratuito, que veio depois de muitas faltas, leva à justificação.
Se a morte reinou pelo pecado de um só homem, com muito mais razão, aqueles que recebem com abundância a graça e o dom da justiça reinarão na vida por meio de um só, Jesus Cristo.
Porque, assim como, pelo pecado de um só, veio para todos os homens a condenação, assim também, pela obra de justiça de um só, virá para todos a justificação, que dá a vida.
De facto, como pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, todos se tornarão justos.
Palavra do Senhor.


ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

EVANGELHO
+
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo.
Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome.
O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães».
Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’».
Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito:
‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’».
Respondeu-lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’».
De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória e disse-Lhe: «Tudo isto Te darei,
se, prostrado, me adorares».
Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’».
Então o Diabo deixou-O, e aproximaram-se os Anjos e serviram-n'O.
Palavra da salvação.


ORAÇÃO UNIVERSAL
Caríssimos irmãos e irmãs:
Oremos por todos aqueles que se preparam para celebrar a Páscoa,
conduzidos pela Palavra e pelo Espírito, dizendo:
R. Senhor, tende piedade de nós.

1. Pela santa Igreja, pelos seus fiéis e catecúmenos, para que a vitória de Jesus sobre o Maligno lhes dê a graça de vencer as tentações, oremos, irmãos.

2. Pelos homens e mulheres de todo o mundo, para que saibam descobrir a dignidade que Deus lhes deu, ao criá-los à sua imagem e semelhança, oremos, irmãos.

3. Por aqueles que o Demónio tenta enganar, para que encontrem nas palavras de Jesus a força para escolher sempre a vontade de Deus, oremos, irmãos.

4. Pelos que não têm paz ou estão doentes, para que os discípulos de Jesus sejam para eles testemunhas diligentes do Evangelho,
oremos, irmãos.

5. Por nós próprios e pelas nossas comunidades paroquiais, para que o caminho de conversão que iniciámos nos conduza à vida em Cristo e à sua Páscoa, oremos, irmãos.

6. Pelas intenções da nossa Romaria, pelas que nos foram confiadas pelo nosso Bispo e por todos os que vão fazer Caminhada quaresmal na nossa Ilha de São Miguel, Terceira e Graciosa, oremos, irmãos.


Senhor, nosso Deus e nosso Pai,
que nos ensinastes pela palavra de Jesus que o homem não vive só de pão, conduzi-nos pelo Espírito ao deserto, para escutarmos sempre mais a sua voz.
Por Cristo, nosso Senhor.
********************


S E M A N A I

SEGUNDA-FEIRA (14 de Março / Feteira do Sul 10:15)

LEITURA I
Leitura do Livro do Levítico
O Senhor dirigiu-Se a Moisés, dizendo:
«Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos,
porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.
Não furtareis, não direis mentiras, nem cometereis fraudes uns com os outros.
Não prestarás juramento falso, invocando o meu nome, pois profanarias o nome do teu Deus.
Eu sou o Senhor.
Não oprimirás nem expropriarás o teu próximo.
Não ficará contigo até ao dia seguinte o salário do jornaleiro.
Não insultarás um surdo nem colocarás tropeços diante de um cego,
mas temerás o teu Deus.
Eu sou o Senhor.
Não cometerás injustiças nos teus julgamentos: não favorecerás indevidamente um pobre, nem darás preferência ao poderoso; julgarás o teu próximo segundo a justiça.
Não caluniarás os teus parentes, nem conspirarás contra a vida do teu próximo.
Eu sou o Senhor.
Não odiarás do íntimo do coração os teus irmãos, mas corrigirás o teu próximo, para não incorreres em falta por causa dele.
Não te vingarás, nem guardarás rancor contra os filhos do teu povo.
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Eu sou o Senhor’».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Refrão: As vossas palavras, Senhor, são espírito e vida.

A lei do Senhor é perfeita,
ela reconforta a alma;
as ordens do Senhor são firmes,
dão sabedoria aos simples.

Os preceitos do Senhor são rectos
e alegram o coração;
Os mandamentos do Senhor são claros
e iluminam os olhos.

O temor do Senhor é puro
e permanece eternamente;
os juízos do Senhor são verdadeiros,
todos eles são rectos.

Aceitai as palavras da minha boca
e os pensamentos do meu coração
estejam na vossa presença:
Vós, Senhor, sois o meu amparo e redentor.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.

EVANGELHO
+
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso.
Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros,
como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo.
Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber;
era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’.
Então os justos Lhe dirão:
‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber?
Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos?
Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’.
E o Rei lhes responderá:
‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’.
Dirá então aos que estiverem à sua esquerda:
‘Afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de beber; era peregrino e não Me recolhestes; estava sem roupa e não Me vestistes; estive doente e na prisão e não Me fostes visitar’.
Então também eles Lhe hão-de perguntar:
‘Senhor, quando é que Te vimos com fome ou com sede, peregrino ou sem roupa, doente ou na prisão, e não Te prestámos assistência?’
E Ele lhes responderá:
‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer’.
Estes irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna».
Palavra da salvação.
********************

TERÇA-FEIRA (15 de Março / Pilar-Bretanha 07:00)


LEITURA I
Leitura do Livro de Isaías
Assim fala o Senhor.
«A chuva e a neve que descem do céu não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a haverem fecundado e feito produzir, para que dê a semente ao semeador e o pão para comer.
Assim a palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Refrão: Deus salva os justos de todos os sofrimentos.

Enaltecei comigo o Senhor
e exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,
libertou-me de toda a ansiedade.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.

Os olhos do Senhor estão voltados para os justos
e os ouvidos atentos aos seus rogos.
A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal,
para apagar da terra a sua memória.

Os justos clamaram e o Senhor os ouviu,
livrou-os de todas as suas angústias.
O Senhor está perto dos que têm o coração atribulado
e salva os de ânimo abatido.


ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

EVANGELHO
+
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos: «Quando orardes, não digais muitas palavras, como os pagãos, porque pensam que serão atendidos por falarem muito.
Não sejais como eles, porque o vosso Pai bem sabe do que precisais,
antes de vós Lho pedirdes.
Orai assim:
‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’.
Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará.
Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas».
Palavra da salvação.

********************

QUARTA-FEIRA (16 de Março / Ribeirinha 11:00)

LEITURA I
Leitura da Profecia de Jonas
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos:
«Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi».
Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor.
Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar.
Jonas entrou na cidade e caminhou durante um dia, apregoando: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída».
Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum
e revestiram-se de sacos, desde o maior ao mais pequeno.
Logo que a notícia chegou ao rei de Nínive, ele ergueu-se do trono e tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza.
Depois foi proclamado em Nínive um decreto do rei e dos seus ministros, que dizia: «Os homens e os animais, os bois e as ovelhas, não provem alimento, não pastem nem bebam água.
Os homens e os animais revistam-se de sacos e clamem a Deus com vigor;
afaste-se cada um do seu mau caminho e das violências que tenha praticado.
Quem sabe? Talvez Deus reconsidere e desista, acalmando o ardor da sua ira, de modo que não pereçamos».
Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho,
desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Refrão: Não desprezeis, Senhor, o nosso coração humilhado e contrito.

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as culpas.

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais afastar-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.

Não é do sacrifício que Vos agradais
e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido:
não desprezareis, Senhor, um espírito humilhado e contrito.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Convertei-vos a Mim de todo o coração, diz o Senhor; porque sou benigno e misericordioso.

EVANGELHO
+
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo,
aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas.
Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração.
No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração
e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão.
No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração
e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».
Palavra da salvação.
********************


QUINTA-FEIRA (17 de Março / Lomba da Maia 06:30)

LEITURA I
Leitura do Livro de Ester
Naqueles dias,
a rainha Ester, tomada de angústia mortal, procurou refúgio no Senhor
e fez esta súplica ao Senhor, Deus de Israel: «Meu Senhor, nosso único Rei,
vinde socorrer-me, porque estou só e não tenho outro auxílio senão Vós
e corre perigo a minha vida.
Desde criança, ouvi dizer na minha tribo paterna que Vós, Senhor, escolhestes Israel entre todos os povos e os nossos pais entre os seus antepassados, para serem a vossa herança perpétua, e cumpristes tudo o que lhes tínheis prometido.
Lembrai-Vos de nós, Senhor, e manifestai-Vos no dia da nossa tribulação.
Fortalecei-me, Rei dos deuses e Senhor dos poderosos.
Ponde em meus lábios palavras harmoniosas, quando estiver na presença do leão, e mudai o seu coração, para que deteste o nosso inimigo e o arruíne com todos os seus cúmplices.
Livrai-nos com a vossa mão; vinde socorrer-me no meu abandono, porque não tenho ninguém senão Vós, Senhor».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL
Refrão: Quando Vos invoco, sempre me atendeis, Senhor.

De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças,
porque ouvistes as palavras da minha boca.
Na presença dos Anjos hei-de cantar-Vos
e adorar-Vos, voltado para o vosso templo santo.

Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade,
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome e a vossa promessa.
Quando Vos invoquei, me respondestes,
aumentastes a fortaleza da minha alma.

A vossa mão direita me salvará,
o Senhor completará o que em meu auxílio começou.
Senhor, a vossa bondade é eterna,
não abandoneis a obra das vossas mãos.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Criai em mim, Senhor, um coração puro, dai-me de novo a alegria da salvação.

EVANGELHO
+
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á.
Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á.
Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe?
Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem!
Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam fazei-lho vós também:
esta é a Lei e os Profetas».
Palavra da salvação.
********************


SEXTA-FEIRA (18 de Março / Lomba da Fazenda 07:00)


LEITURA I
Leitura da Profecia de Ezequiel
Assim fala o Senhor Deus:
«Se o pecador se arrepender de todas as faltas que cometeu, se observar todos os meus mandamentos e praticar o direito e a justiça, certamente viverá e não morrerá.
Não lhe serão lembrados os pecados que cometeu e viverá por causa da justiça que praticou.
Será porventura a morte do pecador que Me agrada?
— diz o Senhor Deus —
Não é antes que se converta do seu mau proceder e viva?
Mas se o justo se desviar da justiça e praticar o mal, imitando as abominações dos pecadores, porventura viverá?
Não mais será recordada a justiça que praticou; por causa da prevaricação em que caiu e do pecado que cometeu, ele morrerá.
E vós dizeis: ‘O modo de proceder do Senhor não é justo’.
Escutai, casa de Israel: Será o meu modo de proceder que não é justo?
Não será antes o vosso modo de proceder que é injusto?
Quando o justo se afastar da justiça, praticar o mal e vier a morrer,
morrerá por causa do mal cometido.
Quando o pecador se afastar do mal que tiver realizado, praticar o direito e a justiça, salvará a sua vida.
Se abrir os olhos e renunciar às faltas que tiver cometido,
certamente viverá e não morrerá».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Refrão: Se olhais para os nossos pecados, Senhor, quem poderá salvar-se?

Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor,
Senhor, escutai a minha voz.
Estejam os vossos ouvidos atentos
à voz da minha súplica.

Se tiverdes em conta as nossas faltas,
Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão,
para Vos servirmos com reverência.

Eu confio no Senhor,
a minha alma espera na sua palavra.
A minha alma espera pelo Senhor
mais do que as sentinelas pela aurora.

Porque no Senhor está a misericórdia
e com Ele abundante redenção.
Ele há-de libertar Israel
de todas as suas faltas.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
Deixai todos os vossos pecados, diz o Senhor; criai um coração novo e um espírito novo.

EVANGELHO
+
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos: «Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’.
Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão
será submetido a julgamento.
Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio,
e quem lhe chamar louco será submetido à geena de fogo.
Portanto, se fores apresentar a tua oferta sobre o altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta.
Reconcilia-te com o teu adversário, enquanto vais com ele a caminho, não seja caso que te entregue ao juiz, o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão.
Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».
Palavra da salvação.
********************

DOMINGO II DA QUARESMA (Sábado 19 de Março / Ribeira Quente 18:00)


LEITURA I
Leitura do Livro do Génesis
Naqueles dias,
o Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai
e vai para a terra que Eu te indicar.
Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; engrandecerei o teu nome e serás uma bênção.
Abençoarei a quem te abençoar, amaldiçoarei a quem te amaldiçoar;
por ti serão abençoadas todas as nações da terra».
Abrão partiu, como o Senhor lhe tinha ordenado.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Refrão: Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia.


A palavra do Senhor é recta,
da fidelidade nascem as suas obras.
Ele ama a justiça e a rectidão:
a terra está cheia da bondade do Senhor.


Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem,

para os que esperam na sua bondade,

para libertar da morte as suas almas e os alimentar no tempo da fome.

A nossa alma espera o Senhor:
Ele é o nosso amparo e protector.
Venha sobre nós a vossa bondade,
porque em Vós esperamos, Senhor.

LEITURA II
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo
Caríssimo:
Sofre comigo pelo Evangelho, apoiado na força de Deus.
Ele salvou-nos e chamou-nos à santidade, não em virtude das nossas obras,
mas do seu próprio desígnio e da sua graça.
Esta graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade,
manifestou-se agora pelo aparecimento de Cristo Jesus, nosso Salvador,
que destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade, por meio do Evangelho.
Palavra do Senhor.

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
No meio da nuvem luminosa, ouviu-se a voz do Pai:
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».

EVANGELHO
+
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele.
Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui!
Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».
Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O».
Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito.
Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais».
Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus.
Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».
Palavra da salvação.


ORAÇÃO UNIVERSAL
Irmãs e irmãos:
Neste tempo santo da Quaresma, Cristo anuncia a vitória da vida sobre a morte. Peçamos a Deus que nos faça escutar a sua voz,
dizendo, com fé:
R. Abençoai, Senhor, a vossa Igreja.

1. Para que o Papa Bento XVI, os bispos e os presbíteros a ele unidos
recebam a graça de sofrer pelo Evangelho e ponham a confiança em Deus, como Abraão, oremos ao Senhor.

2. Para que os governos das várias nações defendam os cidadãos e os seus direitos, e tudo façam pelos mais pobres e esquecidos,
oremos ao Senhor.

3. Para que os doentes e todos os que sofrem vivam unidos à cruz do nosso Salvador e, um dia, cheguem à contemplação da sua glória,
oremos ao Senhor.

4. Para que os fiéis que se reúnem ao domingo dêem testemunho de Jesus Cristo, luz do mundo, aos que lhes pedem a razão da sua esperança, oremos ao Senhor.

5. Para que esta assembleia de cristãos, à medida que comunga o Pão do Céu, se transfigure como Jesus no monte santo, oremos ao Senhor.

6. Por intermédio de Maria Santíssima, o Senhor receba os frutos desta Romaria Quaresmal e os transforme em abundantes graças paras as nossas vidas e Comunidades Paroquiais, oremos ao Senhor.

Senhor, que no monte da transfiguração nos mandastes escutar o vosso Filho, atendei a oração que o seu Espírito fez nascer nesta santa assembleia pela Igreja, pelo mundo e por nós mesmos.
Por Cristo, nosso Senhor.

********************

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

****INSCRIÇÕES ROMARIA 2011****

(Até ao Momento inscreveram-se)

1.Márcio Paulo Pimentel Peixoto (+)

2.José Manuel Vieira do Rego (+)
3.Cristiano Amaral (+)
4.Pedro Braga (+)
5.João Carlos Linhares Braga (+)
6.Luis Manuel do Rego Miúdo (+)
7.Helder Braga (+)
8.Nuno Furtado (+)
9.Pedro Braga Santos (+)
10.Luis Filipe Furtado (+)
11.Francisco Pacheco (+)
12.Bruno Frias (+)
13.Jorge Rodrigues (+)
14.Paulo Costa (+)
15.Marcelo Rego (+)
16.José Carlos Pacheco (+)
17.Romeu Pacheco (+)
18.Mateus Pacheco (+)
19.Leo Miudo (+)
20.Pedro Pimentel (+)
21.Herminio Miranda (+)
22.António Santos (+)
23.João Martins (+)
24.Tiago Linhares (+)
25.José António Linhares (+)
26.Emanuel Silva (+)
27.António Peixoto (+)
28.Helder Arruda (+)
29.José Costa (+)
30.André Melo (+)
31.Artur Costa (+)
32.Nuno Rego (+)
33.Filipe Linhares (+)

34.João Amaral Santos (+)
35.Ronaldo Andrade (+)
36.André Jorge Nicolau (+)
37.João Luis (+)

38.Roberto Figueira (+)

39.António Moura (+)

40.Ronaldo Rego (+)
41.Paulo Jorge Moniz (+)

42+ JESUS

43+ MARIA

44+JOSÉ

****1.º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO****

CARO IRMÃO.
VOTOS DE UM ANO NOVO PLENO DE FELICIDADES.
VAMOS INICIAR EM FORÇA AS NOSSAS PREPARAÇÕES PARA A ROMARIA QUARESMAL 2011.
NO PRÓXIMO DOMINGO PELAS 18:00 NA IGREJA DE SÃO PAULO - RIBEIRA QUENTE, ESPERAMOS CONTAR COM A SUA PRESENÇA.
VAMOS NOS JUNTAR, MATAR SAUDADES, REZAR E CANTAR E CONCERTEZA FORTALECER CADA VEZ MAIS A NOSSA FÉ.
ESTE ANO VAI SER ESPECIAL E O SENHOR FARÁ MARAVILHAS NAS NOSSAS VIDAS.
UM GRANDE ABRAÇO EM CRISTO JESUS E MÃE MARIA SANTISSIMA.
MÁRCIO PEIXOTO - IRMÃO MESTRE

AGRADECIMENTOS ROMARIA 2010

*Junta de Freguesia de Ribeira Quente (Oferta do Autocarro para as Familias)
*Padre Silvino Amaral (Apoio religioso ao Rancho)
*Irmão Noel Vieira (Oferta de Pequeno Almoço - dia 20)
*Rancho de Romeiros de Vila Franca do Campo (Oferta de Beberete - dia 20)
*Irmã Nélia Furtado (Oferta do Lanche - dia 20)
*Rancho de Romeiros de Água de Pau (Oferta do Pequeno Almoço - dia 21)
*Rancho de Romeiros do Rosário da Lagoa (Oferta do Lanche - dia 21)
*Rancho de Romeiros da Atalhada (Oferta do Lanche - dia 21)
* Cruz Vermelha Portuguesa (Enfermeira Tânia Sousa e D. Amélia Torres)
*Rancho de Romeiros da Fajã de Baixo (Almoço - dia 21)
*Rancho de Romeiros da Fajã de Cima (Oferta do Pequeno Almoço - dia 22)
*Rancho de Romeiros das Sete Cidades (Oferta do Pequeno Almoço - dia 23)
*Irmão Pedro Amaral e Familia (Oferta de Almoço - dia 23)
*Comissão da Igreja de São Vicente Ferreira e Irmão José Vitor (Coordenação da Pernoita)
*Irmão Nuno Furtado e Casal Amigo (Oferta do Pequeno Almoço - dia 24)
*Casa do Povo da Ribeirinha (Cedência do Salão para Almoço com as Familias)
*Rancho de Romeiros de São Brás (Pernoita)
*Familia Resendes (Pequeno Almoço - dia 25)
*Particular (Oferta de malassadas e sumos - dia 25)
*Rancho de Romeiros de Algarvia (Pernoita)
*Cooperativa de Economia Solidária Pescadores da Ribeira Quente (Oferta do Pequeno Almoço - dia 26)
*Junta de Freguesia do Faial da Terra (Organização da Pernoita)
*Irmã Fátima Carreiro (Organização da Pernoita Faial da Terra)
*Grupo de Jovens do Faial da Terra (Organização, confecção e Oferta do Jantar)
*Irmão Aires Ferreira e Esposa (Oferta do Pequeno Almoço - dia 27)
*Santa Casa da Misericórdia da Povoação (Visita aos Idosos e Doente e oferta de lanche - dia 27)
*Irmandade de São Pedro - Lomba do Cavaleiro (Oferta do Almoço - dia 27)

***************************
Agradecimentos às Paróquias:

- Água de Pau (Acolhimento/Pernoita)
- Atalhada/Padre Basilio (Eucaristia - dia 21)
-Fajã de Cima (Acolhimento/Pernoita)
- Feteiras do Sul / Irmão Manuel Pacheco e Padre Maximino (Eucaristia - dia 22)
- Sete Cidades (Acolhimento/Pernoita)
- Santo António / Padre David (Eucaristia - dia 23)
- São Vicente Ferreira (Acolhimento/Pernoita)
- Riberinha (Eucaristia - dia 24 / Encontro das Familias)
- São Brás (Acolhimento/Pernoita)
- Fenais da Ajuda / Padre Walter (Eucaristia - dia 25)
- Algarvia (Acolhimento/Pernoita)
- Faial da Terra / Padre Roberto Cabral (Eucaristia /Acolhimento/Pernoita)

*************************
Agradecimentos aos Irmãos:

* Dr. Luis Miudo (Logistica)
* Pedro Amaral (Tesouraria)
* Fernando Sales Frias (Transporte dos Irmãos de Furnas)
*Herminio Miranda (Anazor)

*************************
* Agradecimento a todos os Irmãos e Irmãs que Anonimamente nos ajudaram com todo o tipo de apoio Material e Espiritual

*************************
* Agradecimento à Reitoria e Comunidade de Irmãs do Convento de Nossa Senhora da Esperança - Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres

*************************
AGRADECIMENTO ESPECIAL AO IRMÃO PADRE RICARDO PIMENTEL PELA CAMINHADA, IRMANDADE, E APOIO ESPIRITUAL QUE DIRECTAMENTE NOS DEU DURANTE A SEMANA DE ROMARIA

QUE DEUS A TODOS PAGUE COM AS SUA BENÇÃOS!

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...