terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ENCONTROS DE PREPARAÇÃO PARA A ROMARIA


Rancho de Romeiros – Ribeira Quente / Furnas



• Encontro de Preparação N.º 2


Reflexão: Não há dúvida de que todos havemos de morrer, mas nem todos morremos da mesma forma. Deves viver de tal maneira que, quando morreres, chorem os outros mas tu possas sorrir. Seria triste e trágico que, ao morreres, fossem tuas as lágrimas e dos outros as alegrias. A nobreza da vida não está no nascer nem no morrer, mas no viver, no modo de viver e no para quê morrer. O índice da nossa vida não nos é dado pelo viver, mas pelo sentido que sabemos dar à nossa vida. Por isso, na vida, não deves fazer o que te agrada, mas o que mais tarde te agradará ter feito. “Eu quero”, não fez nada; “Vou esforçar-me”, fez grandes coisas; “Quero” fez milagres. A vida é luta, mas a luta é vida. A vida só decepciona a quem não espera muito dela.
*******************


• O que são as Romarias Quaresmais?


Denominam-se Romeiros de São Miguel os grupos de católicos que, organizados em Ranchos por Localidades, se propõem visitar, durante o Tempo da Quaresma, o maior número de Igrejas e Ermidas da Ilha de São Miguel, cantando e rezando em todo o percurso.
Cada Rancho deverá sair numa das semanas da Quaresma, previamente escolhida em conjugação com o Grupo Coordenador, devendo os primeiros sair no fim-de-semana seguinte à Quarta-Feira de Cinzas, e os últimos deverão entrar nas suas localidades no início do Tríduo Pascal, isto é, na Quinta-Feira Santa.
O percurso será feito, por regra, no sentido dos ponteiros do relógio, ou seja, tendo sempre o mar à esquerda.
A saída do Rancho deverá ser antes do alvorecer, e a entrada na localidade das pernoitas, logo a seguir ao pôr-do-sol.



• Encontro de Preparação N.º 3


Reflexão: No tempo em que Maria viveu, os judeus julgavam que Deus habitava no coração do Templo de Jerusalém, o chamado «O Santo dos Santo». Por isso, todo o judeu sentia uma grande alegria cada vez que subia a Jerusalém para orar no Templo, que era respeitado como sendo o lugar onde Deus habitava.
Quando é que Maria de Nazaré terá ido pela primeira vez à Casa de Deus? Não sabemos. Mas desde tempos muito antigos que os cristãos celebram a sua ida ao Templo, quando era ainda muito jovem, para apresentar a sua vida ao Senhor.
Este acontecimento de Maria faz-nos recordar que também nós somos convidados a apresentar a nossa vida a Deus. Não apenas uma vez, ou somente pela Romaria, mas todos os dias, em gesto de oferenda, sentindo que a nossa vida é um dom gratuito de Deus.
*******************


• Regras


1.Só poderá ser admitido como Romeiro: o homem com boa saúde e reputação moral. Que habitualmente cumpre os mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja. O homem dotado do espírito de obediência e que cumpra com exactidão as ordens impostas pelo Mestre.
2.Todo o Romeiro deve: *Confessar-se e comungar no dia da partida. Comungar, sendo possível todos os dias da romaria. Se necessitar confessar-se durante a semana da romaria deverá comunicar ao Mestre. * Rezar um terço completo em conjunto com o rancho pelas intenções de quem o hospedar durante a noite. * Obedecer pronta e absolutamente às ordens do Mestre e aceitar os seus avisos e repreensões com humildade. * Observar e cumprir o silêncio, quando imposto pelo Mestre (abstinência da fala). * Dentro das povoações o bordão será levado do lado de dentro do rancho e na horizontal. * Ser responsável pela sua indumentária e nunca a perder ou deixar atrás. * Ser responsável pelo lixo que fizer. * Respeitar os irmãos que se encontram a rezar.


• Encontro de Preparação N.º 4


Reflexão: Um problema muito sério que faz sofrer jovens e adultos: a solidão. É certo que temos tantos meios de comunicação e vivemos a maior parte do dia com gente. Mas falta o encontro pessoal, falta a comunicação profunda, a partilha de vida.
Muitas vezes, só se trocam palavras sem alma. Fala-se de coisas em geral, que pode ser o tempo, o desporto, a moda… Mas não se partilham alegrias e tristezas, angústias e esperanças, sonhos e realizações. Cada qual permanece na sua solidão.
Nesta perspectiva de comunicação e de partilha, vamos escutar a narração do encontro de Maria com sua prima Isabel.
*******************


• Regras


1.Todos os Romeiros devem: * Levar um Xaile, um ou dois lenços de lã, um bordão e terços do Rosário. * Ter cuidado com o calçado, que deve ser usado e adaptado aos pés e em caso de bolhas usar uns chinelos ou sandálias abertas. * O vestuário deve ser composto e respeitável, sendo de preferência usar fatos ou casacos impermeáveis que protejam da chuva. * Levar uma lanterna, despertador, terços de reserva e fotocópia dos seus documentos. * Ter pelo menos um terço ao pescoço e um nas mãos. * Ao fumar deve retirar o terço das mãos. * Fazer a paz com algum irmão desavindo. * Manter a mais rigorosa compostura e disciplina à chegada da nossa Freguesia.

2.Os Romeiros não podem: * Fumar e comer com o rancho em marcha. * Entrar sem autorização em estabelecimentos comerciais sob pena de expulsão. * Abandonar o rancho sem licença do Mestre. Se necessitar de algo deve comunica-lo ao Mestre ou Contramestre. * Levar dentro das sacas bebidas alcoólicas excepto as que serão consumidas às refeições. * Visitar parentes por onde passa. Sair de noite da casa onde está acolhido. * Desfazer a barba durante a semana.



• Encontro de Preparação N.º 5


Reflexão: Gostamos de viver sempre muito felizes. Mas nem tudo são rosas nos nossos caminhos. As contrariedades fazem parte da nossa vida. Embora fujamos instintivamente de tudo o que ameaça o nosso desejo de prazer permanente, surgem sempre os contratempos, aos quais não podemos fugir.
Cada qual sabe as que mais frequentemente se lhe atravessam no caminho da vida.
A Família de Nazaré também sentiu a mesma experiência. Um dos espinhos da sua vida foi a necessidade urgente de ter de fugir para o estrangeiro, para o Egipto. Teve de ser emigrante, forçada a abandonar a sua casa e a sua terra e partir para um outro país distante, sem conhecer a sua língua e costumes.
*******************


• Regras


1.Regras a Cumprir: * Nas estradas não haverá permissão para fumar e comer com o rancho em marcha. O Mestre tocará a campainha para os momentos de descanso, lazer e refeições, só nestes momentos poderá fumar, beber água, comer e conversar com moderação. * Haverá permissão de levar uma garrafa com água para molhar os lábios e saciar a sede. Durante as orações nas Igrejas evitar beber água a não ser por grande necessidade. * Nos atalhos e se não estivermos em silêncio e oração, poderão ir à vontade e conversar moderadamente, nada de exaltações ou grandes ruídos. Somos Peregrinos e Penitentes. (O que é ir à vontade?) * A campainha tocará para interromper a caminhada. Tocará para avisar a retomada da caminhada e ao segundo toque o rancho deverá formar-se. * Ao chegar às Igrejas e Ermidas, colocar devagar o bordão no chão e não atira-lo de qualquer maneira. * Ao fazer as Orações que os nossos bordões estejam o mais possível direitas e não muito inclinados para a frente. * Durante a caminhada não andar na brincadeira com o bordão. O bordão é um dos símbolos do Romeiro e deve ser respeitado.



• Encontro de Preparação N.º 6


Reflexão: Há uma palavra pouco simpática para muita gente: é a palavra «Lei». As leis existem em todas as sociedades. Elas obrigam e há penalizações para quem não as cumpre. Por isso, são pouco simpáticas, sobretudo para quem tem ânsia de viver numa grande liberdade.
Já no tempo de Jesus, Maria e José havia leis. E podemos hoje verificar que as cumpriam. Como, por exemplo, o cumprimento da lei escrita no livro do Êxodo: a apresentação ao Senhor do primeiro filho do sexo masculino, para depois resgatar com uma oferta.
*******************


• Regras


1.Regras a Cumprir na Pernoita: * Depois de finalizadas as orações da noite, manter silencia nas Igrejas, esperar pelo nosso chamamento e do nosso parceiro. Evitar demoras. Cumprimentar o Mestre e receber instruções para o próximo dia. * Na casa de acolhimento não pedir nada a não ser que nos ofereçam. Ser delicados, sérios e agradecidos em tudo. * Não mexer, alterar ou apropriar-se de qualquer objecto da casa. * Se acontecer algum acidente, comunicar aos benfeitores e tentar remediar. * Não fumar dentro de casa. * Não sair do quarto onde descansamos a não ser para a casa de banho. * Não deixar nada atrás.
2.Regras a Cumprir de Manhã no Local de Encontro: * Não serão permitidos grandes atrasos. Muito cuidado com a hora da saída. * Ao chegar ao local dizer a saudação e cumprimentar o Mestre e beijar a Cruz. * Falar baixinho porque àquela hora a população encontra-se a descansar. * Nunca fumar dentro dos locais em que nos deram o pequeno-almoço.
3.No Encontro das Famílias: * Não cumprimentar a família e amigos antes do Mestre determinar. * Só depois da Eucaristia e no local aonde o Mestre determinar poderão juntar-se à família. * Comer e beber com moderação, sempre com muito respeito e com espírito de penitência. * As famílias só entrarão no Salão depois dos Romeiros. * Não falar alto no local. * Respeito pelos funcionários e cuidado com o lixo. * Alertar as Famílias.



• Encontro de Preparação N.º 7


Reflexão: Costuma dizer-se que começar a viver é começar a sofrer. Apesar de buscarmos incessantemente uma vida de prazer, o sofrimento persegue-nos a cada momento. Quando ele bate à porta, lutamos por o afastar para muito longe, mas ele, mais tarde ou mais cedo, regressa sempre.
Maria teve uma experiência muito dolorosa de sofrimento: ver seu filho condenado a uma morte horrorosa. Já Simeão, quando da apresentação de Jesus no Templo, tinha profetizado que «uma grande dor, como golpe de espada, trespassará a tua alma».
*******************


• Regras


1.Regras a Cumprir: * Todos os Irmãos deverão contribuir conforme as suas posses para as colectas feitas pelo Mestre. * Queixas ou desculpas deverão ser feitas com o Mestre de forma a que não disturbe todo o Rancho. * As discussões, criticas ou palavrões, não serão tolerados e poderá ser punido quem as fizer. * Quando surgir algum problema o primeiro a saber será o Mestre e não outros antes dele. * Guardar segredo de tudo o que de menos bom se passar dentro da Romaria. Falar sim dos aspectos bons e positivos que a Romaria nos oferece.
2.Refeições: Entregar atempadamente aos Despenseiros as fichas das refeições preenchidas para o dia seguinte. * Enquanto se entregar os alimentos os irmãos deverão permanecer juntos e atentos à chamada dos Despenseiros. * Em momento oportuno os Despenseiros anunciarão o pagamento das refeições. * Não sobrecarregar a Saca com alimentos. Levar apenas comida para o Sábado. * O mesmo com as mudas de Roupa.
3.Outros: É permitido o uso do Telemóvel para despertador e chamadas urgentes. Durante a Caminhada e Orações é estritamente proibido o Telemóvel ligado. Se alguém necessitar de fazer uma chamada que a faça de forma discreta e escondido e não publicamente.


• Encontro de Preparação N.º 8


Reflexão: Nos inquéritos feitos a jovens e adultos, verifica-se que um dos grandes medos é a solidão. É porque sentiram talvez já a sua presença na nossa sociedade. Ela, de facto, afecta não apenas as pessoas de idade, mas também os adolescentes e os jovens.
Para todos os que recusam a solidão, Jesus apresenta uma proposta: a sua Igreja, que é comunhão, é comunidade fraterna. Antes de ser instituição, ela é o grupo dos seguidores de Jesus. Um grupo que se deseja tenha o ambiente da lareira em dia de Inverno.
Maria, que esteve presente no nascimento da Igreja, também nos diz que a fé cristã é para se viver em comunidade. E os primeiros cristãos, perceberam a importância da solidariedade, da união fraterna.
*******************


• Regras


1.Regras a Cumprir: * Cuidado com as alcunhas e apelidos. * Durante a semana os Despenseiros resolverão as refeições. * Para os que bebem café puro e falhas de tabaco deverão resolver com os Despenseiros e Contramestre. * Muita paciência e colaboração com os Despenseiros que não são nossos criados e nos estão a prestar um serviço precioso.
2.Preparação Física: * Preparação física – essencial antes da Romaria. * Cuidados a ter com algumas doenças que requerem cuidados especiais. * Levar algum tipo de medicamento para dores, bolhas, gripes e constipações.
3.Pernoitas em Salões: * Falar baixo e manter a ordem no banho e nas refeições se houver. * Deixar o salão da mesma forma ou melhor do que o encontramos. * Fumar fora do recinto do Salão. * Manter o máximo de ordem e silêncio depois de deitados.
4.Nas Eucaristias: * Manter silêncio enquanto se espera pelo inicio da Missa. * Retirar as sacas antes da Missa e coloca-las aos ombros no fim da mesma com o máximo de ordem e silêncio.

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...