terça-feira, 10 de março de 2009

MENSAGEM DO MESTRE DE FINAL DE ROMARIA 2009


ANO JUBILAR PAULINO

Caros Irmãos Romeiros!
Caros Irmãos na Fé!


Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus, por mais esta romaria. Agradecer a Deus a graça desta romaria em Ano Jubilar dedicado aos 2000 anos do nascimento do Apóstolo São Paulo. Agradeço a Deus também, por todos estes irmãos que em mim mais uma vez depositaram a sua confiança.

Saúdo com respeito e admiração o nosso director espiritual, Padre Silvino Amaral, que tem sido para nós exemplo de Bom Pastor.

Saúdo todos os meus irmãos na fé presentes nesta eucaristia que, sem olhar a sacrificios, hoje e aqui manifestam a sua amizade e a sua fé nas romarias quaresmais.

Saúdo, igualmente, aos que gostariam de participar nesta eucaristia e que, por razões diversas, não o puderam fazer.

Uma saudação muito efectuosa para os irmãos que por motivos de vida e de saúde, não puderam caminhar connosco. Não podemos deixar de mencionar os nossos irmãos Ernesto Borges, António Peixoto e Fernando Sales Frias.


Uma saudação mais do que justa e merecida a todos os movimentos Civis, Culturais e Religiosos, que nos apoiaram materialmente e espiritualmente. Que Deus a todos recompense.


Uma recordação para os que nos precederam na fé, e que se encontram no Reino de Deus. Menciono todos os irmãos romeiros falecidos desta nossa ilha e os nossos mais queridos Rogério Galante e Jorge Palhinha. Que Deus os conceda a alegria e a luz do seu rosto.

A romaria quaresmal 2009 foi especial e será um marco na vida dos que nela participaram. Celebramos, reflectimos, estudamos e rezamos com o Apóstolo São Paulo, o Romeiro por excelência da Evangelização. Deixamo-nos evangelizar por São Paulo e aprendemos a evangelizar como São Paulo.
Tomamos consciência da nossa vocação e missão de cristãos. Paulo ensinou-nos a termos consciência da graça. Da graça de Deus que nos inunda e nos transforma. Como um dia o Senhor Jesus disse a Paulo, também nos diz hoje a nós:
"Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que o meu poder se manifesta por completo." (II Cor 12, 9)
Por isso irmãos, alegrai-vos nas vossas fraquezas para que habite em ti a força de Cristo. Alegra-te nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por Cristo, porque quando somos fracos, então é que somos fortes.
Como Paulo, fomos chamados à conversão, à mudança de vida. Fomos chamados a receber a luz de Cristo nas nossas vidas. Como Paulo fomos chamados à Missão de evangelizar, de anunciar Cristo crucificado a todos sem excepção, escândalo para os Judeus e loucura para os Gregos. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Apresenta este Cristo crucificado, como o Salvador da tua vida e da vida da humanidade.

"Ai de mim se não anunciar o Evangelho" diz-nos São Paulo. Ai de nós romeiros se não anunciarmos o Evangelho do Mestre Jesus, com o testemunho da nossa vida, da nossa fé e da graça que recebemos.
Neste mundo tão conturbado, tão dificil de evangelizar, neste mundo quase sem valores, em que se apregoa a morte de Deus, somos chamados agora mais do que nunca a evangelizar e a anunciar este Cristo que vive em nós como São Paulo.
Na romaria da vida que vamos iniciar, na nossa vida familiar, proficional, nas nossas ruas e comunidades cristãs, ponhamos os nossos dons e carismas a render com amor. Nada de vaidades, nada de soberbas, nada de respeitos humanos, nada de escondermos a imensa graça que nos foi confiada. Aprende como São Paulo a tudo fazer e sofrer com amor.
Perante o ódio, a tribulação, a perseguição e o sofrimento, responde com amor. "Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conhecer todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montanhas, se eu não tiver amor, nada serei". (I Cor 13,2)
Como Paulo, torna-te Missionário itinerante. Sê apostolo no teu meio, faz discipulos para Jesus nas pessoas que te rodeiam. Torna-te apóstolo da verdade e da graça. "Eu não sou digno de ser chamado Apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que Ele me concedeu não foi inútil; pelo contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo". (I Cor 15, 9-10) Que a graça desta romaria, não seja inutil queridos irmãos. Deixemos que esta graça nos conduza pelos caminhos da vida.Como Paulo, torna-te um cristão freveroso, um cristão activo, um cristão fiel na tua comunidade.
"Por causa de Cristo perdi tudo e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele". (Fl 3, 8-9) Perante o materialismo e as seduções deste mundo paganizado, não te envergonhes de considerar tudo como lixo para ganhares a maior riqueza que é Cristo. Que a tua vida seja reduzida à identificação com Cristo e como Paulo possas proclamar: "Para mim, viver é Cristo". (Fl 1, 21)
Que no fim da nossa vida, possamos sorrir serenamente, olhando para trás, com a felicidade de termos combatido o bom combate por Cristo. Possamos com fé curvar a nossa fronte, com o desejo de estarmos sempre unidos ao nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo. Que uma certeza nos acompanhe na nossa vida e como Paulo possamos dizer: "Sei em quem pus a minha confiança". (II Tm 1, 12) No fim da nossa vida terrena, possamos afirmar como Paulo: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé". (II Tm 4, 7)

Caros Irmãos Romeiros!
Caros irmãos na Fé!


Ao terminar esta minha mensagem, termino a invocar a Mãe de Deus, a quem rezamos e louvamos toda esta semana com o único objectivo, o de chegarmos a Jesus Cristo. Ela é a Mãe de Deus, a nossa Mãe, a Mãe da Igreja, desta Igreja que chegou a muitos lugares graças à acção missionária de São Paulo. Que ela receba as nossas orações, penitências e sacrificios e entregue ao Seu Filho Jesus e d'Ele traga para nós e nossas comunidades cristãs as graças de que tanto necessitamos.

E termino com as mesmas palavras que Paulo dirigiu um dia à Comunidade de Corinto: "Quanto ao resto irmãos, alegrai-vos, procurai ser perfeitos, encorajai-vos, tende o mesmo sentir, vivei em paz e o Deus do Amor e da Paz estará convosco.
Sudai-vos uns aos outros com o ósculo santo. Todos os Santos vos saúdam.
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espirito Santo estejam com todos vós." (II Cor 13, 11-13)


GLORIOSO APÓSTOLO SÃO PAULO
ROGAI POR NÓS.


Dado em Ribeira Quente,
aos 07 dias do mês de Março do Ano do Senhor de 2008
e aos 2000 anos do nascimento do Apóstolo Senhor São Paulo.


Márcio Peixoto - Irmão Mestre

2 comentários:

Flávio disse...

Boa tarde Irmão Mestre Márcio Peixoto
Espero do fundo do coração que o Irmão e sua família se encontrem bem.
Já se passou alguns dias da Romaria e tenho estado a pensar como posso agradecer toda esta felicidade e luz que o Irmão Mestre me proporcionou durante a Romaria.
Peço ao Irmão Mestre, que nunca deixe de ser quem é, pois toda a sua força e luz reflecte um bem-estar e uma calma extraordinária a quem o rodeia (e relembro a mensagem de um Sr. Padre, que nos disse: vocês são Romeiros e a vossa responsabilidade é grande… Vocês são como pequenos espelhos virados para o sol a reflectirem luz).
Conheço muitas pessoas mas conheço muito poucas como o Irmão Mestre e nunca se esqueça de continuar a ser quem é.
Sempre que o Irmão Mestre precisar de mim relembro que estou a sua disposição dentro dos meus possíveis para o ajudar.
Obrigado mais uma vez por tudo.
Seja Louvada a Sagrada Vida, Morte, Paixão e Ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

Grande Abraço.
Irmão Flávio Freitas

Rancho de Romeiros - São Paulo - Ribeira Quente disse...

Caro Irmão Flávio.
Muito obrigado pela sua franqueza, e pelas suas belas palavras e principalmente pelo seu testemunho. Deus lhe pague com muitas graças.
Já me conheces bem irmão Flávio e sabes que sou o que sou por causa de Cristo, do Seu Evangelho e dos meus irmãos na fé.
Sou uma pessoa simples, ignorante, louco e tolo pela causa de Cristo. Sou como palha levada pelo vento. Enfim um servo inutil como os da parábola do Evangelho.
Tento ser como um dia alguêm nos disse em romaria, como um espelho a reflectir luz para os outros nossos irmãos, tento reflectir esta luz, embora o espelho ainda esteja um pouco embaciado.
Querido irmão Flávio. Foi um prazer, uma lição e um grande testemunho de fé a caminhada que fiz contigo. Que Deus te abençoe e recompense.
Claro que sei que posso contar com a tua ajuda e disponibilidade, nem que seja para ouvir a tua voz de vez em quando e matar saudades.
Que Deus nos proteja e tenha compaixão de nós.
Um grande Abraço em Cristo e Sua Mãe Maria.
Irmão Mestre

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...