
Em Portugal, o dia de Nossa Senhora da Conceição é comemorado a 8 de Dezembro, feriado nacional. A 25 de Março do ano de 1646, D. João IV fez uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Dirigiu-se à igreja de Nossa Senhora da Conceição, que declarou padroeira e rainha de Portugal. A partir dessa data, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, por se considerar que só a Virgem tinha esse direito. Nos quadros onde aparecem reis ou rainhas, a coroa está pousada ao lado, sobre uma mesa, num tamborete ou almofada de cetim.
Recordo com saudades quando este era o dia por excelência “O DIA DA MÃE”. Continua a ser, pois Maria continua a ser o grande modelo de Mãe e a Mãe de todos nós baptizados.
Neste dia rezarei com saudade o terço que em pequeno e já adulto ouvia minha querida avó rezar. Rezarei por ela e por todas as Mães, principalmente as que se encontram em aflição.
SENHORA DA CONCEIÇÃO VOS QUE DISSESTES COM A VOSSA SAGRADA BOCA, QUEM TEU NOME CHAMASSE CENTO E CINQUENTA VEZES NO DIA, QUE O HAVIAS DE ACUDIR NA SUA SANTA AFLIÇÃO. FOI CHEGADA A OCASIÃO:
VALEI-ME SENHORA DA CONCEIÇÃO.
Sem comentários:
Enviar um comentário