quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

NOVO VIGÁRIO EPISCOPAL - PADRE DOUTOR OCTÁVIO MEDEIROS


O Bispo de Angra nomeou o Pe. Doutor Octávio Henrique Ribeiro Medeiros novo Vigário Episcopal de S. Miguel. Natural daquela ilha o Pe Octávio, nasceu a 27 de Dezembro de 1944, foi ordenado sacerdote em 1972 para a Diocese do Uíje em Angola, mas desde há mais de 25 anos que está a trabalhar nos Açores. Actualmente presta serviço nas paróquias de Água Retorta e Lomba do Botão, na Povoação, de onde é natural. Além disso O P. Octávio é professor de Sociologia da Universidade dos Açores, estando quase a reformar-se, ao que apurámos. Estudou em Roma na Pontifícia Universidade Gregoriana onde fez a Licenciatura e o Doutoramento na área das Ciências Sociais. O novo Vigário Episcopal de S. Miguel terá como funções não apenas representar o Bispo Diocesano em actos oficiais, mas também coordenar e orientar a pastoral, presidindo ao Conselho Pastoral de Ilha, apoiando a implementação das orientaçoes diocesanas, promovendo a formação permamnente quer dos cristãos em geral quer dos agentes pastorais em particular. A tomada de posse realizou-se no dia 16 de Novemrbro na Eucaristia das 17h00 na Matriz de Ponta Delgada, no encerramento da Semana da Diocese e também da Semana dos Seminários.
Recorde-se que o ex-Vigário Episcopal de S. Miguel, Pe. Doutor Cipriano Franco Pacheco, também professor na Universidade dos Açores, deixou o cargo de Vigário Episcopal daquela Ilha, em virtude de ter sido nomeado Director Espiritual do Seminário Episcopal de Angra, professor de História da Filosofia, e orientador dos seminários temáticos desta área na única instituição de formação sacerdotal existente na Diocese em Angra do Heroísmo.


O Rancho de Romeiros de São Paulo da Ribeira Quente, congratula-se com esta nomeação e deseja ao Dr. Octávio as maiores felicidades pessoais e pastorais.

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...