terça-feira, 13 de janeiro de 2009

MENSAGEM DO MESTRE DE FINAL DE ROMARIA 2008



Caros Irmãos em Cristo.
Queridos Irmãos Romeiros.

Romeiros todos somos nós, como peregrinos em caminhada ao eterno.
O povo de Israel foi-se constituindo em marcha, a caminho da terra prometida, a começar com Abraão, que abandonou a sua terra, para seguir o chamamento divino. Mais tarde, liderados por Moisés, o povo de Deus chegou ao fim da grande travessia no deserto do Sinai.
A história de Israel foi sempre um continuo caminhar.
Assim também, uma estrela guiou os Magos do Oriente para se encontrarem com o Menino Deus, em Belém.
Caminharam para Roma os Apóstolos Pedro e Paulo, terminando dando a sua vida por Cristo. O sangue destes apostolos e o de uma multidão de outros martires, foram sementes de muitos e numerosos cristãos.
Cristo, chamou-te caro irmão. A luz da esperança e da fé, ainda que invisivel guiou-te e continuará a guiar-te pelos caminhos deste mundo. Esta luz guiou-te e guiar-te-à um dia até Deus.
Respondemos SIM ao Senhor. Fomos em Romaria ao redor da nossa Ilha do Arcanjo como peregrinos da Patria Celeste que ainda não alcançamos, porque como nos diz o Apóstolo São Paulo
"Não temos aqui uma morada permanente, mas estamos à procura da morada eterna que está por vir".
Cristo lançou-te o convite, como outrora lançou aos Apóstolos Pedro e André seu irmão: "Segui-Me e eu vos farei pescadores de Homens". Eles, deixando as redes, seguiram-No.
Na Romaria, como sabemos também pescam-se pessoas. Pescam-se vidas perdidas e desorientadas, que são novamente colocadas no rumo a caminho da eternidade feliz.
Durante uma semana caminhamos, guiados pela luz, rezamos em comunidade, partilhamos e ajudamo-nos como Irmãos, num mundo egoista, quase sem valores cristãos e sem leis de verdadeira justiça. Um mundo sem paz e fraternidade.
A nossa esperança está na fé inabalável e firme em Cristo. No testemunho fiel que devemos dar como cristãos perante os outros que nos rodeiam, vivem e trabalham ao nosso lado.
Se os piores é que vão na romaria, lembremo-nos que Cristo foi acusado de acolher prostitutas e de conviver com os pecadores.
Uma Romaria não é feita de Santos, pois não fazia sentido a sua finalidade de levar à conversão e à mudança de vida. A Romaria é feita de pecadores, de homens que anseiam a mudança de vida, que procuram a salvação.
Se só vão na romaria os piores, pois ainda bem, pois o Senhor Jesus nos mandou primeiramente à Ovelhas perdidas da Casa de Israel. Os sãos não precisam de médico, mas sim os doente, dizia o Mestre Jesus.
Um apelo foi-te feito caro irmão romeiro: o da Conversão, da mudança de vida para melhor. Estaremos de olho em ti, não como policias, mas com a esperança de que mudes um pouco para melhor e testemunhes a tua fé em Cristo perante os outros.
Perante as adversidades, perante o sofrimento, frente à preseguição, lembra-te das Palavras do Apóstolo São Paulo:
"Quem pode separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angustia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo ou a espada? Em tudo isto somos vencedores, graças Àquele que nos amou".
Se formos fieis, caros irmãos romeiros ao convite do Senhor e verdadeiros com a nossa dignidade de cristãos, nada nos separará de Cristo. Deves tomar consciencia disto e te tornar profecta da esperança e construtor de um mundo novo.
Tens de superar as ocasiões mais dificeis, a tentação do respeito humano e manter firme o nosso ideal.
Como nos pede o Senhor, transmite e propaga a fé. Em primeiro lugar na tua casa, na tua familia, anuncia Cristo e o seu Evangelho aos teus filhos, que por sua vez o transmitirão a ti.
Caros irmãos romeiros, vamos começar uma caminhada diferente, a caminhada da vida,a romaria do ano inteiro. Como os discipulos de Emaús não caminhes sozinho, caminha com Cristo e com os irmãos. Deixa arder no teu coração o fogo da Palavra e todos os Domingos reconhece a Cristo no partir do Pão na Eucaristia. Tal como os discipulos de Emaús, parte, faz caminho e vai anunciar aos outros: "O Senhor está vivo".
Sim o Mestre Jesus está vivo em ti e nos irmãos.
Que a luz da fé irradie na tua vida, no testemunho que darás e no amor que doares aos outros.
Continuemos a cantar, a entoar o cântico:
"Senhor, tu nos chamaste e nós vamos a Ti. A tua Palavra alegra a nossa vida".
Nos momentos mais dificeis e na tribulação levantemos as nossas vozes: "Queremos Deus, que é nosso Rei. Queremos Deus, que é nosso Pai".
O grande convite desta Romaria foi o da Bem-aventurança. Nunca deixes de praticar o bem para com o próximo, acolhe o proximo como ao próprio Jesus. Vê Cristo nos mais simples, marginalizados, puros de coração e pacificos.
Uma só esperança deves ter contigo: a de um dia quando chegares ao Reino eterno encontrares Cristo e dele receberes o abraço da paz e da felicidade e Ele te diga:
"Vem bendito de meu Pai, para o Reino que te está preparado desde o principio do mundo.
E termino deixando um apelo, o de que nos tempos dificeis e de tribulação imitemos os mártires do século XX e soltemos o grito de fé: "VIVA CRISTO REI".

Ribeira Quente a
16 de Fevereiro do ano 2008


O Irmão Mestre
Márcio Peixoto

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...