ROMARIA QUARESMAL 2019 DE 25 de Fevereiro A 04 DE MARÇO
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
ROMARIA QUARESMAL 2011 - INFORMAÇÕES
***************
1.º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO 16 DE JANEIRO ÀS 18:00 - IGREJA DA RIBEIRA QUENTE
***************
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
MENSAGEM DE NATAL
FELIZ E SANTO NATAL - FELIZ ANO NOVO 2011
"O Anjo disse-lhes: "Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje nasceu na Cidade de David um Salvador, que é Cristo Senhor." (Lc 2, 10-11)
Queridos Irmãos em Cristo!
NATAL é tempo de Alegria e de Boa Nova.
NATAL é tempo de Paz, Harmonia e Concórdia entre todos.
NATAL é deixar Cristo nascer de novo nos nossos corações e deixar ressurgir sentimentos de afecto,
atenção, amor por todos os que nos são irmãos, principalmente por aqueles que se encontram no
esquecimento, marginalização e a passar dificuldades.
NATAL é momento de reflexão e meditação, de prece e oração, de ajuda a todos os que não vão ter
uma casa, uma mesa, uma familia este Natal.
O Anjo anunciou uma grande Alegria: "hoje nasceu Cristo Senhor, o Salvador na Cidade de David", ou seja
Belém.
Betlhêem - quer dizer "CASA DO PÃO". Que neste Natal, as nossas casas sejam Casas de Pão, onde nasça
Jesus Menino. Que neste Natal a nossa Casa seja Casa de Pão para os que não o têem.
Os meu Votos a todos são os melhores que poderei desejar:
Um Santo e Feliz Natal, vivido em paz e fraternidade e
Ano Novo pleno de Felicidades.
Que Cristo Jesus nasça nos nossos corações!
Márcio Peixoto - Irmão Mestre
terça-feira, 23 de novembro de 2010
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS - ILHA DE SÃO MIGUEL
Em 21 de Novembro de 2010
Por: Fernando Maré (Antigo Mestre de romeiros da Ribeira Seca)
1 - A tradição das nossas romarias quaresmais. (Preâmbulo do Regulamento)
2 - O conceito do Regulamento (a visita ao maior numero de Igrejas e Ermidas de S. Miguel – art.º n.º 1.
3 - A realidade actual.
1 - A tradição das nossas romarias
Segundo reza a tradição, as nossas romarias tiveram como causa remota as calamidades públicas que ocorreram com os terramotos e erupções vulcânicas de 22 de Outubro de 1522 e 25 de Junho de 1563, que embora se sentissem em toda a Ilha, arrasaram Vila Franca do Campo e prejudicaram gravemente a Ribeira Grande.
Nesses momentos de aflição, as pessoas juntavam-se e andavam pelas ruas cantando e rezando, todos os dias, visitando todas as igrejas e ermidas dedicadas a de Nossa Senhora, suplicando protecção do Céu e, cheios de Fé, confiantes que as suas súplicas eram ouvidas pelo Altíssimo, por intermédio de Maria Santíssima.
Depois quando a terra deixou de tremer e os vulcões se calaram, as pessoas tiveram que reconstruir as suas casas e limpar as cinzas e pedras dos terrenos, para que estes pudessem produzir o trigo e o milho para sua alimentação. Por isso já não podiam visitar as casas de Nossa Senhora todos os dias, mas não se esqueceram daqueles momentos de aflição e continuaram a fazer as romarias apenas ás quartas-feiras. Não se sabe quantos anos continuaram as romarias às quartas-feiras, o certo é que muitos anos depois resolveram fazer como é hoje, em vez de um dia por semana passou a ser uma semana por ano, na época da quaresma, por ser um tempo próprio para a penitência e oração e também por haver poucos trabalhos na agricultura.
Portanto, uma semana a fazer penitência e a rezar por si e pelos outros, pedindo e agradecendo, visitando o maior numero de igrejas e ermidas dedicadas a Nossa Senhora, daí a chamada visita ás Casas de Nossa Senhora, em S. Miguel, e muito importante, ao passarem pelos povoados vão pregando com o seu testemunho a penitência, a oração, o sacrifício e a renúncia, e vão recebendo os pedidos de orações e rezas das pessoas, que acreditam na força da oração dos romeiros, e por isso vão deixando também atrás de si uma onda de oração.
2 - O conceito do Regulamento
Vou começar por pedir desculpa aos irmãos por agora ter de falar um pouco de mim, o que não gosto, mas para justificar a necessidade que houve de regulamentar as romarias quaresmais de S. Miguel.
Em 1958, tinha eu 16 anos, quando fui a primeira vez numa romaria por promessa, numa freguesia vizinha porque na minha freguesia não havia romaria porque não tinha mestre, muito embora uma grande parte dos romeiros que iam nesse rancho fosse da minha freguesia. Devo dizer que gostei imenso. A minha presença nesse rancho suscitou a ideia dos romeiros mais antigos de organizarmos um rancho na nossa freguesia e eu ir como ajudante. Ora eu gostei muito, vi como faziam o mestre, o contra mestre e os ajudantes, mas não percebia mais nada. Preparei-me com algumas orações e no ano seguinte organizamos um rancho na nossa freguesia, falamos um mestre de fora e lá fui ajudando o mestre nas orações. A meio da semana, no dia do encontro das famílias, o referido mestre falou com o padre da nossa paróquia e após a missa disse a toda a gente que dali para a frente, eu é que era o mestre. Ora eu fiquei bastante preocupado porque só sabia umas pequenas orações (naquele tempo um mestre tinha que saber muitas orações e grandes) e eu só tinha 2 anos de romaria, por conseguinte, tinha pouca experiência e era bastante novo. Em face de tudo isso senti necessidade de aprender mais sobre romeiros e romarias e, fui algumas vezes á Bretanha, a casa do mestre que nos acompanhou para me ensinar orações e algumas questões técnicas sobre as romarias, e também comecei a acompanhar quase todos os ranchos que passavam na minha zona para ver como faziam, e dando pernoita a alguns ranchos, porque a minha freguesia como não tinha rancho de romeiros também não dava pernoita a ninguém.
Ora, ao acompanhar esses ranchos aprendi muita coisa boa mas também me apercebi de alguns excessos, alguma indisciplina, alguns comportamentos que não tinham nada a ver com o verdadeiro espírito da romaria que são a penitência, a oração, o sacrifício, a partilha, a renúncia. Vi ranchos que se espalhavam por 3 ou 4 lugares, distantes uns dos outros, da freguesia para fazerem a refeição, houve um rancho que foi comer ao pé das caldeiras da Lagoa das Furnas e alguns foram tomar banho na lagoa e um deles ia morrendo, havia alguns ranchos que autorizavam que romeiros ao passar em determinadas freguesias ficassem a visitar familiares dando ocasião a alguns excessos, havia mestres de romeiros que só faziam as orações nas igrejas principais e depois iam fora do rancho conversando com outras pessoas, e muitas outras coisas. Estes comportamentos preocupavam-me bastante, e eu pouco podia fazer porque tinha poucos créditos porque era muito novo, mas,,, não cruzei os braços.
Naquele tempo muito poucos eram os padres que ligavam aos romeiros, e tinham as suas razões, porque também eram muito poucos os romeiros que davam testemunho de verdadeiros romeiros. Alguns mestres armavam-se em pessoas importantes e chegavam a insurgir-se contra os respectivos párocos pelo facto de serem mestres de romeiros, e liderarem um grupo de homens, mas conheci 3 padres que mostravam um certo carinho e apoiavam espiritualmente os romeiros, que eram o Sr. Padre Rogério Machado da Pedreira do Nordeste, o Sr. padre Adriano Mendonça dos Arrifes e o Sr. Padre José Ribeiro ao tempo na Fajã de Baixo.
Vocês desculpem estar a referir estas situações detectadas em 1958 e 1959, mas acho que é necessário para se aperceberem da necessidade que havia de criar um Regulamento para as nossas romarias.
Como tinha mais confiança com o Sr. Padre José Ribeiro, desloquei-me algumas vezes a sua casa e partilhei com ele as minhas preocupações em relação aos romeiros. Sei que ele falou várias vezes com o Sr. Padre Adriano Mendonça e que puseram o problema ao Sr. Bispo, D. Manuel Afonso de Carvalho que aceitou de bom grado e se comprometeu a criar um Regulamento, isso em 1959/60. Sabia que essas promessas não caíram em saco roto porque tanto o Srs. Padres Adriano e José Ribeiro como um tal senhor Laurénio dos Arrifes, pessoa muito ligada ao Sr. Bispo, me solicitavam a mim e ao Mestre dos Arrifes, pai do actual mestre Adriano, e certamente a mais algumas pessoas, mais algumas informações com vista a criar o Regulamento, até que:
Em 1962 D. Manuel Afonso de Carvalho aprova o Regulamento dos Romeiros de S. Miguel, cuja preocupação dominante demonstrada nos seus Capítulos e artigos é a de preservar a originalidade das Romarias Quaresmais na fidelidade á tradição, com espírito de sacrifício, penitência, oração, renúncia, a partilha.
Entretanto criou-se um grupo de Responsáveis pelas Romarias Quaresmais constituído por António Silva Director do antigo Banco Micaelense e romeiro, Adriano de Medeiros mestre dos Arrifes e eu, não nomeados, mas a nível particular, com o apoio de alguns padres, e á experiência para ver da aceitação desse grupo pelos responsáveis dos ranchos e da capacidade de desempenhar a missão que era a de cumprir e fazer cumprir as normas do Regulamento, organizar retiros para os responsáveis, e apoiá-los no que fosse possível e necessário.
Fizemos vários retiros de 2 dias, ao fim de semana, com dormida e refeições no antigo Seminário do Santo Cristo em Ponta Delgada, com uma parte prática e outra doutrinal, convidando para tal elementos de outros movimentos de São Miguel.
Das provas dadas por esse grupo e da sua renovação por outros elementos ao longo dos anos é que nasce o actual Grupo Coordenador, já nomeado pelo Ordinário da Diocese, com a mesma missão que tinha o Grupo de Responsáveis pelas Romarias Quaresmais e outros poderes instituídos conforme consta do presente Regulamento, que entretanto já foi actualizado em 1989 por D. Aurélio Granada Escudeiro e em 2003 por D. António de Sousa Braga.
3 - A realidade actual
Graças a Deus que as nossas romarias de hoje são muito mais bem organizadas, disciplinadas e vividas do que as romarias dos anos 50;
Hoje já não se vê ranchos de romeiros aos grupos pelas estradas, uns rezando, outros conversando e outros fumando;
Hoje dá gosto ver os ranchos sempre formados, quer na passagem pelas freguesias quer nas estradas, sempre cantando ou rezando em voz alta, mesmo as orações e rezas dentro das igrejas e ermidas fazem em voz alta.
Hoje já não se vê romeiros pelas lojas e levando nas sacas bebidas alcoólicas;
Hoje já se pode afirmar que todos os ranchos têm uma preparação prática e doutrinal de pelo menos 20 horas, que antes não tinham;
Hoje já há a preocupação de missa diária, que antes não havia;
Hoje até já há momentos de meditação, de reflexão e de catequese de adultos;
Hoje, felizmente, todos os ranchos são muitos mais disciplinados do que nos anos 50.
Mas… Mas… Mas…
Está acontecendo situações que é preciso rectificar e fazer cumprir o Regulamento.
È um dever e obrigação do Grupo Coordenador de zelar pelo cumprimento do presente Regulamento, nomeadamente no seu Capítulo I, Art.º n.º 1 que diz o seguinte:
Denominam-se Romeiros de São Miguel os grupos de católicos que, organizados em ranchos por localidades, se propõem visitar, durante o Tempo da Quaresma, o maior número de Igrejas e Ermidas da Ilha de São Miguel, cantando e rezando em todo o percurso.
Infelizmente há muitos ranchos que não estão cumprindo este artigo.
Há muitos ranchos que não controlam o andamento, fazem refeições prolongadas e horas de descanso e depois deixam Igrejas e Ermidas, as tais Casas de Nossa Senhora, para trás.
Há muitos ranchos que demoram horas em Santana, à saída de Rabo de Peixe, e depois quando chegam á Igreja da Ribeira Seca seguem directamente para a Ribeira Grande, deixando para trás uma Igreja Paroquial e 4 ermidas.
Há alguns ranchos que têm horas de descanso e não vão a Agua Retorta, não vão ao Faial da Terra, não vão à Ribeira Quente, não vão á Ribeira Chã, não vão aos Remédios da Lagoa, não vão ao Cabouco, não vão á Fajã de Cima, não vão à Covoada ou á Relva, não vão ás Sete Cidades nem aos Mosteiros, não vão a Santa Barbara de Santo António, não vão a São Vicente, não vão aos Aflitos nem ao Pico da Pedra, nem a São Braz, e outras freguesias que não sei.
È verdade que o tempo às vezes não permite ir a esta ou àquela freguesia.
È verdade que não se pode ir a todas as freguesias, mas também é verdade que são muitas freguesias que ficam para trás e que ás vezes a oferta de um almoço ao rancho serve de pretexto para demorar mais um bocado e não ir a esta ou aquela freguesia.
O romeiro não vai dar a volta à Ilha, o romeiro vais fazer penitência, oração, sacrifício, renúncia e, com a sua passagem pelos povoados, vai pregando esses valores e, com as rezas que lhe vão sendo pedidas vai deixando uma onda de oração atrás de si.
Acho que alguns responsáveis estão a cair no facilitismo e a esquecer o espírito de sacrifício, reduzindo assim a onda de oração que um rancho de romeiros deixa atrás de si.
E outra coisa que chamo a atenção de todos os responsáveis é da grande necessidade que há de fazer incutir nos romeiros a vivência cristã no antes e no pós romaria.
Quem gosta e vive a romaria, certamente que não gosta de ouvir de fora que os romeiros são muito bons cristãos apenas na semana da romaria, e que depois, durante todo o ano, nunca mais aparecem na igreja, e outros aparecem algumas vezes. Isto é lançar as romarias no descrédito. Isto é um péssimo testemunho de um romeiro. Infelizmente isso acontece em todos os ranchos. Há que combater essa mentalidade de que ir numa romaria se reza pelo ano inteiro. Cabe aos responsáveis continuar a insistir sobre este assunto quer nas reuniões de preparação, quer nas reflexões e meditações durante a semana da romaria, quer nas reuniões mensais do pós romaria.
Vamos todos em conjunto, de mãos dadas, trabalhar para preservar, dignificar e aperfeiçoar as nossas romarias e contribuir para melhorar a vivência cristã dos nossos romeiros.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
INFORMAÇÃO - NOVENA DA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Pede-se aos Irmãos e Irmãs Romeiros e a outros interessados que avisem com antecedência a sua participação na Novena, de forma a que se encontre outro local maior para a realização da mesma.
Poderá confirmar a sua presença indo aos Contactos do Irmão Mestre ou falar com ele ou esposa pessoalmente.
Obrigado
terça-feira, 26 de outubro de 2010
31 DE OUTUBRO
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
FALECEU JOSÉ GONÇALO (MESTRE JOSÉ FAIA)
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
ITENERÁRIO DO RANCHO DE ROMEIROS 2011
SÁBADO DIA 12 DE MARÇO
- Concentração (Centro Social) - 3:30
- Eucaristia de Saida - 4:00
- Pequeno Almoço (Furnas) - 6:30
- Almoço (Senhora da Vida) - 12:30
- Pernoita (Água de Pau) - 19:00
Igrejas e Ermidas - dentro do Percurso (S. Paulo, Senhora da Alegria, Sant'Ana, Senhora das Mercês, Senhora da Piedade, Senhora da Vida, Bom Jesus Menino, Santissima Trindade, Santo André, São Miguel, Bom Jesus da Pedra, S. Pedro, São Lázaro, São José, Nossa Senhora dos Anjos)
Igrejas e Ermidas - fora do Percurso (Senhora das Vitórias e Senhora da Paz)
Neste dia 12, celebramos - Santo Inocêncio I, Papa e Confessor
- Concentração (Adro de N. S. dos Anjos) - 3:30
- Pequeno Almoço (Água de Pau) - 4:00
- Eucaristia - Fajã de Baixo - 10:30 (a confirmar)
- Almoço (Anazor) - 11:30
- Pernoita (Fajã de Cima) - 19:00
Igrejas e Ermidas - dentro do Percurso (Santa Cruz, Senhora do Rosário, Senhora das Necessidades, Senhora do Pópulo, Senhora do Livramento, São Roque, Senhora dos Anjos, S. Gonçalo, Mãe de Deus, S. Pedro, S. Sebastião, Santa Lúzia, S. José, Senhor Santo Cristo, S. Francisco Xavier, Senhora de Fátima, Sant'Ana, Senhora das Mercês, Senhora da Oliveira)
Igrejas e Ermidas - fora do Percurso (Senhora dos Remédios)
Neste dia 13, celebramos - I Domingo da Quaresma
*************
SEGUNDA-FEIRA DIA 14 DE MARÇO- Concentração (Adro N. S. da Oliveira) - 3:30
- Pequeno Almoço (Milagres/Arrifes) - 6:00
- Eucaristia - Feteiras do Sul - 10:30
- Almoço (Saida/Feteiras) - 12:00
- Pernoita (Sete Cidades) - 19:00
Igrejas e Ermidas - dentro do Percurso (Senhora dos Milagres, Senhora da Saúde, Senhora do Amparo, Santa Lúzia, Senhora das Candeias, Senhora da Aflição, S. Sebastião, Senhora de Fátima, Jesus-Maria-José, São Nicolau)
Igrejas e Ermidas - fora do Percurso (Senhora das Neves e Senhora da Conceição)
Neste dia 14, celebramos - Santa Matilde, Viúva
**************
TERÇA-FEIRA DIA 15 DE MARÇO
- Concentração (Império E. Santo) - 3:30
- Pequeno Almoço (Pilar/Bertanha) - 7:00
- Eucaristia - Ajuda da Bertanha - 10:30
- Almoço (Remédio/Bertanha) - 12:00
- Pernoita (S. Vicente Ferreira) - 19:00
Igrejas e Ermidas - dentro do Percurso (João Bom, Senhora do Pilar, Senhora da Ajuda, Senhora dos Remédios, Santo António, Senhora da Apresentação, Senhora da Conceição, S. Vicente Ferreira)
Igrejas e Ermidas - fora do Percurso (Santa Bárbara)
Neste dia 15, celebramos - São Clemente Maria Hofbauer, Confessor
***************
QUARTA-FEIRA DIA 16 DE MARÇO
- Concentração (Adro S. Vicente) - 3:30
- Pequeno Almoço (Calhetas R. G.) - 5:30
- Eucaristia - Ribeirinha - 11:00
- ENCONTRO COM AS FAMILIAS (CASA DO POVO)
- Almoço (Casa do Povo/Ribeirinha) - 12:00
- Pernoita (São Brás) - 19:00
Igrejas e Ermidas - dentro do Percurso (Senhora da Luz, Senhora da Boa Viagem, Senhora das Mercês, S. Sebastião, Senhora do Rosário, Senhor Bom Jesus, S. Pedro, Senhora da Conceição, Senhora da Estrela, Senhora de Fátima, Santíssimo Salvador do Mundo, Senhora da Graça, S. Brás)
Igrejas e Ermidas - fora do Percurso (Pico da Pedra)
Neste dia 16, celebramos - São Julião de Anazarbus, Mártir
****************
QUINTA-FEIRA DIA 17 DE MARÇO
- Concentração (Adro S. Brás) - 3:30
- Pequeno Almoço (Fenais da Ajuda) - 8:30
- Eucaristia - Fenais da Ajuda - 08:00
- Almoço (Salga) - 12:00
- Pernoita (Algarvia) - 19:00
Igrejas e Ermidas - dentro do Percurso (Espirito Santo, Senhora das Dores, Senhora do Rosário, Senhora da Aflição, Santos Reis Magos, Senhora da Ajuda, Senhora do Rosário, Senhora da Anunciação, Sant'Ana, Senhora do Romeiro, Senhora do Amparo)
Igrejas e Ermidas - fora do Percurso (S. José)
Neste dia 17, celebramos - São Patrício, Bispo e Confessor
****************
- Concentração (Sociedade Filarmónica) - 3:30
- Pequeno Almoço (Assomada) - 7:00
- Eucaristia - Fazenda/Nordeste - 08:00
- Almoço (Miradouro/Ponta da Madrugada) - 12:00
- Pernoita (Faial da Terra) - 19:00
Igrejas e Ermidas - dentro do Percurso (Santo António, Senhora da Conceição, S. Jorge, Senhora da Nazaré, Senhora da Penha de França, Senhora da Graça)
Igrejas e Ermidas - fora do Percurso (S. Pedro, Senhora do Pranto)
Neste dia 18, celebramos - São Cirilo de Jerusalém, Bispo, Confessor
e Doutor da Igreja
******************
SÁBADO DIA 19 DE MARÇO
- Concentração (Casa do Povo) - 3:30
- Pequeno Almoço (Miradouro/L. Alcaide) - 6:30
- Almoço (Lomba do Cavaleiro) - 12:00
- Eucaristia de Entrada - 18:00
- Orações Finais e Despedida - 19:45
Igrejas e Ermidas - dentro do Percurso (Espirito Santo, Senhora dos Remédios, Santa Casa Misericórdia, Mãe de Deus, Hospital, Senhora do Rosário, S. Pedro, Santa Rita de Cássia, S. Paulo)
Igrejas e Ermidas fora do Percurso (Senhora de Fátima, Senhora da Boa Viagem)
Neste dia 19, celebramos - São José
*******************
DOMINGO DIA 20 DE MARÇO
- Concentração Irmãos Romeiros / Igreja de São Paulo - 10:30
- Eucaristia da Entrega dos Terços e Consagração a Nossa Senhora - 11:00
- Procissão de Passos em Furnas
********************
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
MENSAGEM DO REV. SENHOR DOM ANTÓNIO - BISPO DE ANGRA
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
PROGRAMA - FESTAS DE SÃO PAULO 2010
- QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO
17:00 - 20:00 Confissões
- SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO
21:00 - Abertura da Iluminação, do Bar da Igreja e do Bazar
- Encerramento do Festival "Viver o Verão"
- Actuação da Banda Musical da Ribeira Quente
- SÁBADO, 25 DE SETEMBRO
19:00 - Missa Solene com Sermão Presidida pelo Rev.mo Sr. Padre Dinis Silveira, Pároco em Graciosa
20:30 - Procissão da Recolha dos Andores, Iniciando-se pelo lado da Ribeira com a participação da Banda Marcial Troféu - Povoação
. Concerto pela Banda Marcial Troféu- Povoação.
- DOMINGO, 26 DE SETEMBRO
12:00 - Missa Solene em Honra de São Paulo com Sermão e Profissão de Fé, cantada pelo Grupo Coral Paroquial e Presidida pelo Rev.mo Sr. Padre Dinis Silveira.
17:oo - Solene Procissão em Honra de São Paulo com a Presença das seguintes Bandas:
- Sagrado Coração de Jesus - Faial da Terra
- Marcial Troféu - Povoação e Ribeira Quente
- Nossa Senhora da Piedade - Ponta Garça
- Fanfarra dos Bombeiros de Nordeste
. Concerto/Arraial pelas Bandas:
Sagrado Coração de Jesus - Faial da Terra
Nossa Senhora da Piedade - Ponta Garça
- SEGUNDA - FEIRA, 27 DE SETEMBRO
11:00 - Missa Solene em Honra de São Paulo, com Sermão e Baptismos, cantada pelo Grupo Coral Paroquial e Presidida pelo Rev.mo Sr. Padre Dinis Silveira
16:00 - Procissão da Migalha com Sermão no Porto de Pescas, Benção dos Barcos e utensilios de trabalho. Participação da Banda Marcial Troféu - Povoação
20:00 - Actuação do Grupo Folclórico "São Paulo" - Ribeira Quente
21:00 - Arrematações
. Concerto pela Banda Marcial Troféu - Povoação
23:30 - Encerramento das Festas com a despedida da Imagem de São Paulo
- TERÇA - FEIRA, 28 DE SETEMBRO
Tarde e Serão de convivio no Porto de Pescas, promovido pela Cooperativa dos Pescadores e Armadores da Ribeira Quente.
*O Lucro das Festas reverterá a favor do Restauro dos Altares e Imagens da Nossa Igreja Paroquial com vista ao Centenário da Igreja em 2017
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS - IR. JOÃO MATOS
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
MENSAGEM - PADRE AGOSTINHO PINTO SCJ
papinto@portugalmail.pt
Para marcio peixoto
Ao irmão Marcio e aos Romeiros da Ribeira Quente vai o meu obrigado pela saudação. Mesmo longe procurarei viver o espírito da romaria e, sempre que for possível, colaborar com as romarias e om os romeiros. é uma devoção que tenho muito a peito. Um abraço
Pe. Agostinho Pinto
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
MENSAGEM DO IRMÃO MESTRE - NOMEAÇÃO POR MAIS 5 ANOS
Envio-vos esta mensagem, porque hoje desejo partilhar convosco, de modo simples e fraterno, o estado de ânimo que estou a viver ao ser nomeado e reconduzido como vosso Irmão Mestre, para os próximos cinco anos. Depois da última Romaria Quaresmal, em que se celebraram dez anos de Romarias nas nossas Paróquias, houve uma profunda necessidade de silêncio e reflexão sobre o futuro e o destino a dar ao nosso Rancho de Romeiros. Reunidos os Responsáveis, com o seu Director Espiritual, recaiu novamente sobre mim a nobre tarefa de presidir aos destinos deste Movimento, tão querido a cada um de nós e nossas Paróquias. Dois sentimentos me abrasam: um profundo desejo do coração de agradecer e um sentido de debilidade humana perante a nobre tarefa que me aguarda.
Antes de tudo, a minha gratidão. Sinto, em primeiro lugar, que devo dar graças ao Omnipotente Deus, que me quis mais uma vez, apesar da minha humana fragilidade, como vosso Irmão Mestre, e me confiou a tarefa de reger e guiar este Rancho de Romeiros nos próximos cinco anos, para que seja nas nossas Comunidades de Ribeira Quente e Furnas fonte de bênçãos e de graças. Disto temos a certeza, é o Mestre Jesus quem conduz com a força do seu Espírito Santo este Rancho de Romeiros, garantindo a sua continuidade, em todos os tempos, por Mestres por Ele escolhidos.
Sinto o dever de dirigir um profundo e intimo agradecimento a cada um de vós, queridos Irmãos Responsáveis, começando pelo nosso Irmão Padre Ricardo Pimentel, nosso Director Espiritual que com sentimentos comuns, me elegeram e reconduziram por mais cinco anos de trabalho ao serviço do Mestre Jesus e dos Irmãos. Agradeço ao Irmão Contramestre José Rego, pelo serviço prestado generosamente a este Rancho e pela disponibilidade em me apoiar nos próximos cinco anos. Não desejo fazer novas nomeações, contando convosco para me apoiar, como me têm apoiado com dedicação e responsabilidade.
Depois, desejo abranger com o meu agradecimento a todos os meus queridos Irmãos, os que são, os que já foram e os que nunca foram Romeiros, pelas palavras de incentivo que me dirigiram para que aceitasse ficar por mais estes cinco anos.
Queridos Irmãos, dirijo-vos mais uma vez o meu agradecimento mais pessoal pela confiança que depusestes em mim elegendo-me e reconduzindo-me como vosso Irmão Mestre. É um acto de confiança que me enche de coragem ao empreender esta missão com mais serenidade, porque estou convicto de poder contar, com ajuda indispensável de Deus, com a generosa colaboração dos Irmãos Responsáveis e a irmandade de todos vós. Peço-vos que nunca me falteis com vosso apoio! Se por um lado tenho presente as minhas limitações, por outro sei bem qual é a natureza da missão que me foi confiada e que me preparo para continuar a desempenhar com dedicação interior. Não se trata de honras, de poder e trono, mas de serviço a desenvolver com humildade, imitando o nosso Mestre e Senhor, que não veio para ser servido mas para servir (Mt 20, 28), e na Última Ceia lavou os pés dos apóstolos dizendo-lhes que fizessem o mesmo (Jo 13, 13-14).
À Virgem Maria Mãe de Deus, Mãe dos Romeiro, confio todos nós, as nossas esperanças e as nossas preocupações. Sob a materna protecção de Maria, convido-vos de novo a fazer caminhada com docilidade e obediência à voz do seu Divino Filho e nosso Senhor Jesus Cristo.
Seja Louvada a Sagrada Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo. Seja para sempre Louvada, com Sua e Nossa Mãe Maria Santíssima.
O vosso Irmão Mestre
terça-feira, 14 de setembro de 2010
PADRE AGOSTINHO PINTO SCJ
O nosso muito obrigado, Padre Agostinho Pinto e muitas felicidades para o novo projecto que vai empreender.
Irmãos Romeiros de Ribeira Quente
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
NOMEAÇÕES 2010 - 2015
Ribeira Quente – Furnas
Humilitatis
Márcio Paulo Pimentel Peixoto, Mestre de Romeiros de Ribeira Quente e Furnas: Aos que deste Alvará tiverem conhecimento, Graça, Paz e Bem em Jesus Cristo nosso Mestre e Senhor.
Sendo necessário, a teor da Secção II, Subsecção III, Artigos 10.º, 11.º, 12.º e 13.º do Regulamento dos Romeiros de São Miguel, hei por bem nomear para:
Tomarão posse dos seus cargos e os exercerão nos termos previstos nas leis canónicas e no Regulamento Romeiros de São Miguel, pelo prazo de cinco anos.
Dado em Ribeira Quente, sob o Selo em uso neste Rancho de
Romeiros, aos 01 de Agosto do ano do Senhor de 2010.
Márcio Paulo Pimentel Peixoto
terça-feira, 24 de agosto de 2010
IRMÃO HERMINIO MIRANDA
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
INFORMAÇÃO
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
ALVARÁ DE NOMEAÇÃO - MESTRE
DIOCESE DE ANGRA E ILHAS DOS AÇORES
ALVARÁ DE NOMEAÇÃO E RECONDUÇÃO DE MESTRE DE ROMEIROS
Padre Ricardo de Melo Pimentel, Por mercê de Deus, Pároco das Paróquias de São Paulo de Ribeira Quente e de Sant'Ana de Furnas:
Aos que deste Alvará tiverem conhecimento graça e paz no Senhor Jesus Cristo.
Sendo necessário, a teor do Capitulo IV, Artigo 50.º do Regulamento “Romeiros de São Miguel”, nomear e reconduzir o Mestre de Romeiros.
Havemos por bem nomear e reconduzir, para Mestre de Romeiros de Ribeira Quente e Furnas, o Irmão Márcio Paulo Pimentel Peixoto, Estado Civil e Católico de Casado, Residente no Beco da Rua Torta, Freguesia de Ribeira Quente.
Tomará posse do seu cargo e o exercerá nos termos previstos nas leis canónicas e no Regulamento “Romeiros de São Miguel”, pelo prazo de cinco anos.
Dado na Paróquia de São Paulo da Ribeira Quente, sob o nosso Selo, aos 1 de Julho do Ano do Senhor de 2010.
O Pároco e Director Espiritual do Rancho de Romeiros
Padre Ricardo de Melo Pimentel
ALVARÁ DE NOMEAÇÃO - CONTRAMESTRE
DIOCESE DE ANGRA E ILHAS DOS AÇORES
ALVARÁ DE NOMEAÇÃO E RECONDUÇÃO DE CONTRAMESTRE DE ROMEIROS
Padre Ricardo de Melo Pimentel, Por mercê de Deus, Pároco das Paróquias de São Paulo de Ribeira Quente e de Sant'Ana de Furnas:
Aos que deste Alvará tiverem conhecimento graça e paz no Senhor Jesus Cristo.
Sendo necessário, a teor do Capitulo IV, Artigo 50.º do Regulamento “Romeiros de São Miguel”, nomear e reconduzir o Contramestre de Romeiros.
Havemos por bem nomear e reconduzir, para Contramestre de Romeiros de Ribeira Quente e Furnas, o Irmão José Manuel Vieira Rego, Estado Civil e Católico de Casado, Residente na Rua Torta, Freguesia de Ribeira Quente.
Tomará posse do seu cargo e o exercerá nos termos previstos nas leis canónicas e no Regulamento “Romeiros de São Miguel”, pelo prazo de cinco anos.
Dado na Paróquia de São Paulo da Ribeira Quente, sob o nosso Selo, aos 1 de Julho do Ano do Senhor de 2010.
O Pároco e Director Espiritual do Rancho de Romeiros
Padre Ricardo de Melo Pimentel
ACTA DE REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS
RANCHO DE ROMEIROS – RIBEIRA QUENTE / FURNAS
REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS DO RANCHO
HumilitatiS
Aos 13 dias do mês de Março do ano 2010, pelas 19 horas e 30 minutos, no Arquivo Paroquial, reuniram-se os responsáveis pelo Rancho de Romeiros de Ribeira Quente e Furnas, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Oração Inicial;
2. Palavra do Irmão Mestre;
3. Relatório de Receitas e Despesas;
4. Nomeação dos Irmãos Mestre e Contra-Mestre, para os próximos 5 anos;
5. Avaliação da Romaria Quaresmal 2010;
6. Oração Final.
- Fizeram-se representar neste encontro os seguintes responsáveis:
- Padre Ricardo Pimentel – Irmão Director Espiritual
Márcio Paulo Pimentel Peixoto – Irmão Mestre
José Manuel Vieira do Rego – Irmão Contramestre
João Carlos Braga – Irmão Procurador de Almas
Cristiano Linhares – Irmão Lembrador de Almas
Nuno Furtado – Irmão Guia
António Manuel Rita – Irmão Conselheiro do Mestre
Luís Manuel do Rego Miúdo – Irmão Conselheiro do Mestre
Fernando Sales Frias – Irmão Conselheiro do Mestre
Hélder Braga – Irmão Despenseiro
• Faltaram com justificação, por motivos de trabalho os Irmãos Luís Filipe Furtado (Despenseiro) e o Irmão Pedro Braga (Guia).
*Ponto 1 – O Encontro iniciou-se com uma oração de Invocação ao Espírito Santo, feita pelo Director Espiritual da Romaria, Irmão Padre Ricardo Pimentel.- *Ponto 2 – De seguida tomou a palavra o Irmão Mestre, Márcio Paulo Pimentel Peixoto, que fez-nos um breve resumo dos 10 anos de Restauração da Romaria, concluindo que o Rancho de Romeiros evoluiu em quantidade e qualidade durante estes 10 anos, contando nos últimos anos com um excelente grupo de Responsáveis, com tarefas distribuídas, não ficando o Mestre sobrecarregado e não tomando nenhuma decisão sem consultar este grupo de Responsáveis. Por fim deixou uma palavra de apreço e gratidão a este grupo: “Foi um prazer e uma graça enorme para mim, ter trabalhado estes 10 anos convosco”.
- *Ponto 3 – Foi apresentado o Relatório de Receitas e Despesas, ficando o Rancho de Romeiros com um saldo positivo de 181€ (Cento e oitenta e um euros). Neste relatório ainda não estão incluídas as despesas com pequenos-almoços e refrescos dados a diversos Ranchos.
- *Ponto 4 – Foram consultados o Regulamento dos Romeiros de São Miguel, Capitulo I (Das Romarias Quaresmais), Secção I (Da Natureza e Fins da Romaria), Subsecção III (Da Nomeação, Duração e Atribuições dos Responsáveis e Colaboradores), Artigo 6.º (Da Nomeação do Mestre e do Contramestre)
“O Mestre e o Contramestre são nomeados pelo Pároco da Localidade, ouvido o Conselho Pastoral. Podem também ser propostos por um grupo de paroquianos, que sejam ou tenham sido romeiros, dispensando-se, neste caso, a audição do Conselho Pastoral. A escolha deverá recair em paroquianos, cristãos conscientes, piedosos, humildes, zelosos e cumpridores das suas obrigações de católicos, que tenham qualidades de liderança e chefia”
Artigo 7.º (Da Duração do Mandato dos Responsáveis)
“O mandato do Mestre e do Contramestre, durará cinco anos, renováveis para um segundo e terceiro mandato. Só excepcionalmente, é que haverá mais de três mandatos, se a maioria dos membros do Rancho estiverem de acordo.”
Depois de consultados os regulamentos e chegados a um consenso sobre a nomeação, foram eleitos e reconduzidos para os próximos cinco anos, por unanimidade, sem votos contra e sem abstenções:
Irmão Mestre – Márcio Paulo Pimentel Peixoto
Irmão Contramestre – José Manuel Vieira do Rego- • Depois de elaborada a Acta, aprovada e assinada, será passados os Alvarás de Nomeação do Mestre e Contramestre pelo Irmão Director Espiritual Padre Ricardo Pimentel e será informado o Conselho Pastoral.
*Ponto 5 – Foi feita a avaliação da semana de Romaria Quaresmal 2010. Foram ouvidos todos os Irmãos, chegando-se à conclusão que foi uma excelente romaria a nível espiritual, sem problemas de maior, com a preciosa ajuda e colaboração do Irmão Padre Ricardo Pimentel, que pela primeira vez integrou uma romaria.
Foram tomadas algumas decisões já em vista à próxima Romaria:
Consultar o Grupo de Responsáveis sobre os candidatos à Romaria;
Preparar melhor os Cânticos;
Preparar melhor os Irmãos Acólitos e Leitores;
Marcar as Eucaristias de toda a semana para a madrugada e manhã.
*Ponto 6 – O Encontro terminou com uma oração de Acção de Graças.
Por nada mais constar, lavrei a presente Acta, que depois de lida e aprovada, será assinada pelo Director Espiritual deste Rancho, Padre Ricardo Pimentel e por mim Luís Manuel do Rego Miúdo, Conselheiro do Mestre, que a elaborei.
Paróquia de São Paulo da Ribeira Quente,
1/ Julho / 2010
Irmão Director Espiritual
Padre Ricardo de Melo Pimentel
Irmão Conselheiro do Mestre
Luís Manuel do Rego Miúdo
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
MENSAGENS DE CONDOLÊNCIAS
ROMARIA EM ESTADO DE LUTO
sexta-feira, 23 de julho de 2010
PALAVRA DE DEUS PARA A TUA VIDA
Josué, 1
6. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes.
7. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas.
8. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido.
Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
"Quem se humilha será exaltado e quem se exalta será humilhado" (Mt 23,12)...
“Entra nas rochas, e esconde-te no pó, do terror do SENHOR e da glória da sua majestade.Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só o SENHOR será exaltado naquele dia. Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido; E contra todos os cedros do Líbano, altos e sublimes; e contra todos os carvalhos de Basã; E contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados; E contra toda a torre alta, e contra todo o muro fortificado; E contra todos os navios de Társis, e contra todas as pinturas desejáveis.E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia. E todos os ídolos desaparecerão totalmente. Então os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, do terror do SENHOR, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.” (Isaías 2:10-19)
quarta-feira, 16 de junho de 2010
PALAVRAS SAGRADAS DO APÓSTOLO SÃO PAULO
"Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como andam também os outros gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza de seu coração, os quais tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
Mas, não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que de facto o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a Verdade em Jesus, no sentido de que , quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e rectidão procedentes da Verdade" (Efésios, Capítulo 4, versículos 17 a 24).
PALAVRAS SAGRADAS DO APÓSTOLO SÃO PAULO
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amem.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contractos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
terça-feira, 15 de junho de 2010
Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados
De todos os infelizes e marginalizados deste mundo os mais infelizes são os que perderam a confiança no Altissimo Deus e em si próprios, porque a maior miséria é estar-se privado da fé e continuar vivendo.
Ainda que passes fome, te vês privado de todos os bens essênciais e a tua alma se encontre sangrando, ergue a tua fronte, em frente, pois Deus não deixa os seus morrerem à fome e Ele guia-te com luz e um dia derrubará os teus inimigos.
Acredita com fé, espera com confiança e trabalha.
Esforça-te por fazer o bem e espera com paciência.
“Ele derruba os poderosos dos seus tronos e exalta os humildes. Aos Famintos enche de bens e aos ricos despede de mãos vazias.”
Tudo passa, tudo se renova nesta terra, mas o que vem do céu permanecerá. A Palavra de Deus permanecerá – Confia n'Ela.
Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Levanta o teu rosto, pois o Senhor te deu a revelar quem é por Ele e quem é contra Ele.
Luta e serve sempre. Aprende e adianta-te. “Ele porá os seus inimigos debaixo de seus pés”.
Brilha a luz da manhã depois da longa noite.
Hoje, é possível que a tempestade te magoe e fira o teu coração e te atormente o teu ideal, maneatando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte... Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
"God on the mountain"
‘’ Deus na montanha’’
A vida é fácil quando estás no cimo da montanha
E tens uma paz de espírito como nunca conheces-te
Mas as coisas mudam e voltas para baixo para o vale.
Não percas a fé nunca estás sozinho.
Porque Deus na montanha continua a ser Deus no vale.
Quando as coisas correrem mal, Ele as endireita.
E o Deus dos tempos bons
Continua a ser Deus nos tempos maus.
O Deus do dia continua a ser Deus na noite.
Tu falas de fé quando estás no cimo da montanha.
Mas falar é fácil quando a vida corre pelo melhor.
Mas é em baixo no vale das provações e tentações
Que a fé é realmente posta à prova.
Porque Deus na montanha continua a ser Deus no vale.
Quando as coisas correrem mal, Ele as endireita.
E o Deus dos tempos bons
Continua a ser Deus nos tempos maus.
O Deus do dia continua a ser Deus na noite.
SANTO ANTÓNIO DE LISBOA - PADROEIRO SECUNDARIO DE PORTUGAL
"Ó meu Senhor Jesus, eu estou pronto a seguir-te mesmo no cárcere,
mesmo até a morte, a imolar a minha vida por teu amor,
porque sacrificaste a tua vida por nós."
História (resumo)
Protector dos pobres, o auxílio na busca de objectos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do coração. Assim é Santo António de Pádua, frei franciscano português, que trocou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida religiosa.
Contam os livros que o santo nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e recebeu no baptismo o nome de Fernando. Ele era o único herdeiro de Martinho, nobre pertencente ao clã dos Bulhões y Taveira de Azevedo. Sua infância foi tranquila, sem maiores emoções, até que resolveu optar pelo hábito. A escolha recaiu sobre a ordem de Santo Agostinho.
Os primeiros oito anos de vida do jovem frei, passados nas cidades de Lisboa e Coimbra, foram dedicados ao estudo. Nesse período, nada escapou a seus olhos: desde os tratados teológicos e científicos às Sagradas Escrituras. Sua cultura geral e religiosa era tamanha que alguns dos colegas não hesitavam em chamá-lo de "Arca do Testamento".
Reservado, Fernando preferia a solidão das bibliotecas e dos oratórios às discussões religiosas. Bem, pelo menos até um grupo de franciscanos cruzar seu caminho. O encontro, por acaso, numa das ruas de Coimbra marcou-o para sempre. Eles eram jovens diferentes, que traziam nos olhos um brilho desconhecido. Seguiam para Marrocos, na África, onde pretendiam pregar a Palavra de Deus e viver entre os sarracenos.
A experiência costumava ser trágica. E daquela vez não foi diferente. Como a maioria dos antecessores, nenhum dos religiosos retornou com vida. Depois de testemunhar a coragem dos jovens frades, Fernando decidiu entrar para a Ordem Franciscana e adoptar o nome de António, numa homenagem a Santo Antão. Disposto a se tornar um mártir, ele partiu para Marrocos, mas logo após aportar no continente africano, António contraiu uma febre, ficou tão doente que foi obrigado à voltar para casa. Mais uma vez, os céus lhe reservava novas surpresas. Uma forte tempestade obrigou seu barco a aportar na Sicília, no sul da Itália. Aos poucos, recuperou a saúde e concebeu um novo plano: decidiu participar da assembléia geral da ordem em Assis, em 1221, e deste modo conheceu São Francisco pessoalmente.
É difícil imaginar a emoção de Santo António ao encontrar seu mestre e inspirador, um homem que falava com os bichos e recebeu as chagas do próprio Cristo. Infelizmente, não há registos deste momento tão particular da história do Cristianismo. Sabe-se apenas que os dois santos se aproximaram mais tarde, quando o frei português começou a realizar as primeiras pregações. E que pregações! Santo António era um orador inspirado. Suas pregações eram tão disputadas que chegavam a alterar a rotina das cidades, provocando o fechamento adiantado dos estabelecimento comerciais.
De pregação em pregação, de povoado em povoado, o santo chegou a Pádua. Lá, converteu um grande número de pessoas com seus actos e suas palavras. Foi para esta cidade que ele pediu que o levassem quando seu estado de saúde piorou, em junho de 1231. Santo Antônio, porém, não resistiu ao esforço e morreu no dia 13, no convento de Santa Maria de Arcella, às portas da cidade que baptizou de "casa espiritual". Tinha apenas 36 anos de idade.
O pedido do religioso foi atendido dias depois, com seu enterro na Igreja de Santa Maria Mãe de Deus. Anos depois, seus restos foram transferidos para a enorme basílica, em Pádua. O processo de canonização de frei António encabeça a lista dos mais rápidos de toda a história. Foi aberto meses depois de sua morte, durante o pontificado de Papa Gregório IX, e durou menos de um ano.
Graças a sua dedicação aos humildes, Santo António foi eleito pelo povo o protector dos pobres. Transformou-se num dos filhos mais amados da Igreja, um porto seguro a qual todos – sem excepção – podem recorrer. Uma das tradições mais antigas em sua homenagem é, justamente, a distribuição de pães aos necessitados e àqueles que desejam proteção em suas casas.
Homem de oração, Santo Antônio se tornou santo porque dedicou toda a sua vida para os mais pobres e para o serviço de Deus.
Diversos factos marcaram a vida deste santo, mas um em especial era a devoção a Maria. Em sua pregação, em sua vida a figura materna de Maria estava presente. Santo António encontrava em Maria além do conforto a inspiração de vida.
O seu culto, que tem sido ao longo dos séculos objecto de grande devoção popular é difundido por todo o mundo através da missionação e miscigenado com outras culturas (nomeadamente Afro-Brasileiras e Indo-Portuguesas).
Santo António torna-se um dos santos de maior devoção de todos os povos e sem dúvida o primeiro português com projeção universal.
De Lisboa ou de Pádua, é por excelência o Santo "milagreiro", "casamenteiro", do "responso" e do Menino Jesus. Padroeiro dos pobres é invocado também para o encontro de objectos perdidos.
Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
quarta-feira, 19 de maio de 2010
NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...
-
Boa Noite Maria Refrão: Boa noite, boa noite, Maria. Boa noite, minha mãe (bis) 1. O dia foi lindo para mim / Foi lindo para Ti, harmonia / ...
-
Na Algarvia Um Nicho dedicado a Nossa Senhora do Romeiro A Algarvia é uma localidade do concelho do Nordeste que faz parte da freguesi...