sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus e do Romeiro


Em quase todos os oficios, profissões e grupos, normalmente se escolhe um patrono ou patrona. Nas Romarias Quaresmais de São Miguel também não poderia deixar de ser. As nossas romarias são por natureza Marianas com a finalidade de chegar a Jesus. Por acaso o lema do nosso Rancho de Romeiros da Ribeira Quente é: "AD IESUM PER MARIAM" / "A JESUS POR MARIA".
Nos anos 60 do século passado pela primeira vez aparece a denominação de "NOSSA SENHORA DO ROMEIRO", num nicho construido em Algarvia no Concelho do Nordeste. Este Nicho é paragem obrigatória para todos os ranchos para rezar, reflectir e descansar.
No ano de 2001 tivemos a graça de sermos convidados pelo Rancho de Vila Franca para participar da benção e procissão de velas da Imagem de Nossa Senhora do Romeiro, imagem adquirida por um irmão daquele rancho. Todos os anos pela quaresma a Imagem de Nossa Senhora do Romeiro permanece na Igreja e incorpora-se na procissão de São Miguel Arcanjo.
Também em 2003 por oferta do Irmão Carlos de Vila Franca, é-nos oferecida uma imagem grande de Nossa Senhora do Romeiro, foi benzida a 22 de Março e a 13 de Outubro deste mesmo ano é exposta à veneração dos fieis.
Esta imagem actualmente sai todos os anos na procissão do Apostolo São Paulo, durante a quaresma encontra-se à veneração dos fieis na nossa Igreja e durante o ano precorre as casas dos diversos irmãos.

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...