terça-feira, 11 de novembro de 2008

ROMARIA CAMINHO PARA A RENOVAÇÃO



ROMARIA, CAMINHO PARA A RENOVAÇÃO
UM TEMPO PARA CRESCER NO AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO

Durante os quarenta dias da Quaresma, Deus prepara a Igreja para a grande festa da Páscoa, oferecendo-nos, com abundância, meios de santificação tais como o jejum e a abstinência, a renúncia quaresmal, a Palavra de Deus, o exercício da caridade, a oração intensa, a Eucaristia e a Reconciliação. Assim, os nossos corações de filhos e irmãos recebido no Baptismo são purificados e libertos do pecado e revestidos de luz e de graça, mais libertos do egoísmo tornando-nos capazes de amar mais, amar com o amor de Jesus, e capazes de realizar-mos melhor a vontade de Deus Pai sobre nós e sobre toda a obra da criação e capazes de abraçar os irmãos, a começar pelos mais pobres, frageis e marginalizados.
Perante a oferta de tantos meios de santificação, temos ainda a maravilhosa oferta e a oportunidade da nossa ROMARIA Quaresmal. A Romaria é uma caminhada de fé, uma caminhada que exige um esforço muitas vezes violento, é uma missão difícil, mas possível e salutar, porque é a fé que nos anima, é o Espirito Santo que nos fortalece e acalenta, é a miserícordia de Deus que nos oferece a conversão e a remissão dos pecados. Bem Aventurado o Romeiro que participa numa Romaria com o desejo sincero de conversão.

O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO LIBERTA E PURIFICA O ROMEIRO DO PECADO

O Regulamento do Movimento Romeiros de São Miguel, ensina-nos e exorta-nos, que o Irmão Romeiro, antes de partir em caminhada, se deve examinar, e deve recorrer à confissão sacramental, para não vir a ser réu do Corpo de Cristo, indignamente recebido. Mas atenção!!! A confissão sacramental não deve somente ser realizada antes da Romaria. A Igreja recomenda aos fiéis que, de vez em quando, se abeirem do sacramento da Reconciliação, pois que através dele o Senhor irá purificando o coração, do apego ao pecado. Desde a restauração da nossa Romaria em 2001, que o Confesso Quaresmal tem sido muito participado. Este ano não foi excepção! Foi participado por nós romeiros e familiares. Agradeçamos e bendizemos a Deus por este sacramento que não só liberta do seu pecado ao pecador arrependido como também o reintroduz no coração de Deus Pai.


A EUCARISTIA FAZ CRESCER NO ROMEIRO UM CORAÇÃO CAPAZ DE AMAR

A Eucaristia é Jesus Cristo que se entrega em sacrifício por nós, é na Eucaristia que o Pai derrama o Espirito de Jesus em nós Romeiros e nos reveste do seu Espirito de vida, de comunhão e de santidade das bem aventuranças. A Eucaristia não é uma coisa. É uma pessoa viva. É Jesus a caminhar com o seu povo rumo à pátria celeste, vencendo e nos libertando dos medos, da solidão, das trevas, do cansnço e do sofrimento. Durante a nossa semana de Romaria somos abençoados através das Eucaristias que celebramos e através dos seus Ministros. Os céus unam-se com a terra. O nosso cuidado e respeito para com a Eucaristia deve ser maior, a nossa preparação deve ser mais cuidada de forma a extinguir distracções, e participarmos mais e melhor neste grande mistério de amor.
A Eucaristia é o centro da vida do Romeiro e da comunidade cristã; é dela que nasce a força para que o Romeiro viva em união com o próximo, seja missionário, escute e cumpra a vontade de Deus e seja fonte de vida justa, fraterna e feliz. Não há verdadeiro Romeiro sem a Eucaristia.
O coração do Romeiro que reconhece Jesus na Eucaristia (na Palavra, na assembleia celebrante, no pão e vinho consagrados) e o acolhe, pouco a pouco, fica disponível para escutar e realizar a missão de Deus, o serviço ao próximo e para transfigurar o mundo, como os Santos.


ROMEIRO EM CAMINHADA - ROMEIRO COM UM CORAÇÃO SENSIVEL AO AMOR DE DEUS

As nossas caminhadas são sempre de encontro ao Pai através do próximo. Através da caminhada encontramo-nos com Jesus e somos tranformados no Amor. O Milagre acontece, acontece a conversão e a mudança e o nosso coração é tocado pelo poder do amor de Deus que nos torna sensíveis aos outros irmãos e às sua necessidades.
Será que ajudamos e apoiamos os nossos irmãos que caminhavam mais debeis ao nosso lado?
Será que fomos o Bom Samaritano do Evangelho e ajudamos os irmãos mais debelitados e doentes?
Será que soubamos exortar, aconselhar e repreender os irmãos com caridade?
Deus que é infinitamente bom e justo concedeu-nos muitos sinais durante a caminhada, sinais da Sua bondade, sinais do Seu amor. Será que ouvimos a voz de Deus no vento que passa, na água que corre, no irmão que sofre e geme, nos irmãos que nos pedem orações?
Será que vemos o rosto de Deus nas flores e no verde dos campos, no irmão que chora e lamenta, no irmão que nos pede uma esmola?
Felizes os que caminharam, com o desejo de conversão e nos sinais viram o rosto de Deus e escutaram a sua Palavra e foram transformados no amor de Deus.


A ORAÇÃO ENCHE DE ALEGRIA O IRMÃO QUE REPARTE COM AMOR

As nossas Romarias são por excelência feitas com muita oração. Oração de intercessão pelos outros irmãos que se recomendam a nós na esperança de que as suas preces sejam atendidas por Deus. A nossa oração é uma oferta de amor, é uma doação que fazemos aos outros nossos irmãos. Esta doação e oferta que fazemos deve encher o nosso coração de alegria e de amor pelo grande dom de intercessão pelos outros. Os nossos cânticos ofertas de louvor e agradecimento a Deus por intermédio de Maria. Louvores e aclamações à única e suma Trindade. Preces de súplica, misericórdia e perdão a Deus pela nossa miséria e pequenez. ´
Será que meditei nas orações que fazia?
Será que lembrei-me das pessoas que me pediram orações?
Será que através da oração agradeci a Deus tudo de bom que Ele me tem concedido?
Será que a minha oração foi a de um filho perante um Pai?
Fui vaidoso na minha oração e nos meus cânticos?
A nossa oração deve ser mais cuidada e mais bem preparada. Necessitamos de uma oração mais meditada.




ROMEIROS ACOLHIDOS NA CASA DO PAI

Fui Romeiro e acolheram-me. Saciaram-me a sede e a fome, deram-me conforto e amor. O melhor quarto da casa estava reservado para nós. Impressiona a forma como somos acolhidos, parece que levamos estampado em nós o rosto de Cristo. Tudo o que fizerdes a um dos meus pequeninos é a Mim que estais fazendo, dizia o Mestre Jesus.
Será que fui presença real de Jesus Cristo nas casas em que fui acolhido?
Fui agradecido e delicado?
Será que fui estorvo para as pessoas que me acolheram?
Os irmãos que nos acolheram foram para nós motivos de benção e testemunho de que a casa do Pai é de todos sem excepção. Um dia seremos acolhidos nesta casa celeste, Deus estará de braços abertos a nos receber e descansaremos tranquilos nos seu regaço como criança no colo da mãe.



A CAMINHADA CONTINUA

As nossas Romarias Quaresmais têm sido muito positivas e ricas no campo espiritual. Transparecem ainda alguns erros, fruto da ignorancia e fragilidade humana. O nosso lema é e deve ser sempre "FAZER MAIS E MELHOR". Nas nossas Romarias, as intempéries, as dores, as feridas, etc. não servem senão de purificação para a alma e para o espirito.
A Palavra de Deus é sempre celebrada e meditada, prevalece sempre a união e a comunhão entre todos, a oração nunca faltou. Soubessemos aproveitar tudo o que de bom Deus coloca à nossa disposição durante a semana de Caminhada.
A Caminhada não terminou, acaba de começar, não podemos parar com o fim da caminhada. De vez em quando nos reunimos para formação, somos chamados a participar no apostolado familiar e comunitário. A nossa Comunidade Cristã espera por nós todos os Domingos, na Casa de Deus para celebramos a Eucaristia.
Lembra-te Irmão que somos a familia dos Romeiros. Somos um Movimento. Somos Irmãos.
Lembra-te que tens um Mestre que te ajudará em tudo o que necessitardes espiritualmente.



MARIA MÃE DE DEUS E DO ROMEIRO

E termino esta minha reflexão invocando Maria Santissima, Mãe de Deus, Mãe da Igreja, Mãe dos Romeiros. Tu, Maria que caminhaste para Belém, Egipto, Nazaré, Jerusalém. Que acompanhaste o Teu Filho Jesus pelos caminhos da vida, sê a nossa guia, a nossa mestra, o caminho que nos conduz a Jesus. Nos momentos dolorosos e dificeis da vida dos teus filhos Romeiros, carrega connosco ao colo e conduz-nos ao porto seguro.

Seja Louvada a Sagrada Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvada com Sua e Nossa Mãe Maria Santissima. Amem



O Irmão Mestre
Márcio Paulo Pimentel Peixoto

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...