quarta-feira, 29 de abril de 2009

CRISTÃOS RENOVADOS PELO CAMINHO DA ROMARIA - PENSAMENTOS


1. "Crês em Mim?"

Hoje, como há dois mil anos, Jesus ao se aproximar de cada um de nós, não nos exige grandes penitências, ou jejuns, mas apenas interpela-nos com a seguinte pergunta: "Crês em Mim?" E à resposta afirmativa da nossa parte Ele nos recomenda: "Vai e não tornes a pecar."
Hoje, certamente o Senhor nos interpela também com a seguinte pergunta: "E vós quem dizeis que Eu sou?" A nossa resposta dependerá do encontro que tivemos com Ele, da aceitação e abertura que disponibilizamos para que a graça divina e o Espírito Santo agisse em nós.
Nos dias de hoje nós cristãos, Romeiros por chamamento de Deus, entregamo-nos à tristeza, ao pessimismo e ao desespero. Entregamo-nos muitas vezes a coisas que são a própria negação do nosso baptismo e vida nova em Cristo. A vida fácil, o comodismo, o materialismo, a vida fora de Deus e dos sacramentos são motivos que muitas vezes nos afastam e tentam, nos desviam da grande aventura e caminhada ao lado de Cristo, Mestre e Senhor das nossas vidas.
Somos pelo baptismo, homens predestinados, confirmados e salvos pelo Filho de Deus, que não se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si próprio, como nos diz São Paulo, para que tivéssemos vida e plena vida em abundância.
Somos homens, Romeiros e peregrinos da Esperança. De uma esperança verdadeira e fiel em Cristo vivo e ressuscitado, que actua sempre na nossa vida pessoal e comunitária. Somos homens que não desviam o seu olhar do Calvário na esperança da ressurreição final.

Necessitamos urgentemente de um encontro pessoal e intimo com Cristo. É necessário restaurar a esperança, para que o amor a Deus e aos Irmãos seja um imperativo na nossa vida terrena e sinal de gozo na vida eterna.
O mundo de hoje, necessita de homens de fé, de uma fé que ensina e testemunha que do sofrimento surge a vida. A finalidade das nossas romarias é isso, para que através do sofrimento, da penitência e do jejum possa surgir a vida da graça nas nossas almas. Necessitamos de uma fé firme e inabalável, em Cristo vivo e na sua palavra, sem respeitos humanos, sem vergonhas e aceitando todas as consequências que possas surgir desta fé.

A Igreja de Cristo, necessita de homens que tragam em si o dom maravilhoso do Perdão, de um perdão sem limites. O perdão surge do amor, do amor misericordioso que não se cansa, nem se esgota. Saber perdoar e pedir perdão é um acto de humildade, e ao mesmo tempo um acto heróico. Quem ama fielmente a Deus e aos Irmãos está sempre disposto a perdoar e a acolher.
As nossas Romarias necessitam de homens com um coração grande, cheio de amor, de esperança e perdão. As nossas caminhadas necessitam de homens humildes, dispostos a acolher a Palavra de Deus, a fortalecer a sua Fé e a aumentar a sua Esperança em Cristo. As Romarias Quaresmais necessitam de uma Esperança mais sentida e vivida.

Pelo Mestre de Romeiros de Ribeira Quente
Márcio Peixoto


Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...