quarta-feira, 29 de abril de 2009

CRISTÃOS RENOVADOS PELO CAMINHO DA ROMARIA - PENSAMENTOS III



3. Caminhando na Escuta da Palavra

Segundo o Cardeal L. J. Suenens, o Cristianismo é "essencialmente «Evangelho», quer dizer, «Boa Noticia», palavra que transforma a vida e ultrapassa toda a esperança humana". A Palavra de Deus é revelação, de um Deus que nos ama, nos chama e partilha connosco a sua vida divina. Jesus Cristo é para nós o maior exemplo, deste Deus que é amor e misericórdia, que é Pai, que não está longe de nós, mas que se encontra entre nós partilhando connosco a sua vida de Amor.
É próprio da missão do romeiro, anunciar com palavras e com o testemunho da sua vida esta mensagem aos outros irmãos. O romeiro é um porta-voz do Mestre Jesus e deve sentir sempre o entusiasmo de ser enviado por Ele a profetizar, anunciar e a partilhar com todos as maravilhas desta história de amor que é o Evangelho.

A Boa-Nova anunciada deve estar na nossa boca e principalmente no nosso coração. A Boa-Nova deve ser primeiramente vivida por nós e só depois anunciada aos outros. Se somos chamados a evangelizar, devemos primeiro ser evangelizados, renovados, ungidos pelo Paráclito e só depois largar as amarras da Barca e partir rumo ao mar alto, na aventura da evangelização.
Se queremos viver uma boa romaria, devemos partir para ela com o propósito da renovação e transformação interior, para que no fim sejamos cristãos autênticos em palavras e obras.
Se a evangelização atravessa uma crise, que acredito encaminha-se para um novo Pentecostes, não se deve em primeiro lugar à falta de catequistas, teólogos ou religiosos, mas sim pelo facto de muitas vezes não anunciar-mos com alegria e entusiasmo a paz, o amor e as maravilhas que esta palavra de vida nos concede.

Segundo o Papa Paulo VI: "o homem comtemporâneo escuta de melhor vontade as testemunhas do que os mestres, ou, se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas".
A humanidade tem necessidade de testemunhas, tem necessidade de cristãos que anunciem e irradiem por toda a parte Jesus Cristo.
Cada romeiro é chamado a viver o Evangelho e a ser para todos Sal e Luz do mundo.


Palavra de Deus e a Romaria

A palavra de Deus deve sempre acompanhar-nos, pois ela é luz para os nossos caminhos. O valor e a riqueza de uma romaria não se calcula pelo número de irmãos, mas pelo testemunho evangélico dado por cada um destes irmãos.
A romaria revelou-me que um cristão é um ser em «Comunhão». Como os primeiros cristãos, na Igreja nascente, a romaria ensinou-me a partilhar, a rezar, a escutar e a ajudar os meus irmãos que durante a semana de caminhada vivem em comunidade comigo. A romaria revelou-me também Jesus Cristo, a sua Mensagem e os seus Ideais através das páginas do Evangelho e da vida daqueles que comigo caminham.
A palavra de Deus está intimamente ligada às nossas romarias e às nossas vidas, pois ela nos proporciona encontros com Cristo e com o próximo. O Evangelho nos revela o rosto de Deus nos irmãos e nos elementos da natureza. Não nos podemos esquecer que esta palavra orienta e fortalece a romaria. A palavra de Deus é um elo que nos liga a Cristo e nos une a Ele para a vida e para a morte.

A palvra de Deus, convida-nos através das romarias a fazer uma caminhada até às fontes do cristianismo, em que os primeiros cristãos tinham a preocupação de serem fieis no seu testemunho da palavra e da fé e de viverem a comunhão com os irmãos. A romaria é um bom exemplo de todas estas exigências.
Os irmãos romeiros devem sentir e viver com intensidade a missão que o Mestre Jesus lhes confiou e devem ser homens que não aceitam a fé só para si, mas que a confessam e testemunham. Os irmãos romeiros devem sentir bater bem forte nos seus corações as palavras que Jesus um dia disse:
"Se alguém se declarar por mim diante dos homens, também Eu me declararei por ele diante de meu Pai".

A Palavra de Deus
Antes, Durante e Depois da Romaria


A palavra de Deus tem um papel fundamental na preparação dos que nos pedem para fazer caminhada. Sabem muito pouco do Evangelho e da mensagem que Cristo nos deixou. A preparação deve ser uma escola biblica para os que se preparam para seguir em romaria quaresmal.


Durante a semana de caminhada esta palavra de Deus deve ser vivida, celebrada e anunciada a todos os irmãos que encontramos pelo caminho. É durante a caminhada que se dá o encontro com Cristo através da sua palavra, do sacramento da penitência e da eucaristia e da comunhão fraterna.

Depois da semana de caminhada esta palavra exige de cada irmão um compromisso de mudança, de testemunho, de comunhão e de serviço aos irmãos e à comunidade cristã a que pertencemos.

Pelo Mestre de Romeiros da Ribeira Quente
Márcio Peixoto


Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...