quarta-feira, 29 de abril de 2009

CRISTÃOS RENOVADOS PELO CAMINHO DA ROMARIA - PENSAMENTOS I


2. Tornar-se Romeiro no Novo Milénio

Hoje, como há quinhentos anos, homens pedem para ser Romeiros e põem-se a caminho.
Hoje, como ontem, homens, ouvem a voz do Filho de Deus, querem tornar-se melhores, através do caminho da penitência, da oração e do sacrificio.
Estes homens iniciam uma caminhada renovada, que dará inicio a um novo começo e a um novo nascimento.


Homens que Caminham

Quem são estes homens que, numa sociedade moderna, secularizada, agarrada ao materialismo, vêm assim bater, por vezes com medo, à porta da romaria?
Donde vêm, quem são, que querem, que nos dizem e pedem e que respostas damos? E antes de mais, porque querem pôr-se a caminho?
O seu número cresce: cada ano, põem-se a caminho com Cristo. A fonte da fé, que dizem estar seca, durante a caminhada, transforma-se num rio de águas abundantes. Serão no futuro testemunhas da fé na fidelidade a Cristo e à sua Palavra.


Vem e Segue-Me

Entre a vontade e o primeiro pedido, primeiro passo nesta caminhada de fé, há quase um encontro: um romeiro que, um dia, lhes estende a mão e lhe diz: "Porque não sais de romeiro", repetindo assim as mesmas palavras do Mestre Jesus: "Vem e Segue-Me". Acredito que, no íntimo, já tinham uma atracção pelas romarias, mas não o sabiam. Têm todos os sintomas e sinais, só os faltam a coragem e a fé.
É um apelo insensível no início, que vai crescendo lentamente e de repente torna-se grande, graças a uma partida que Deus nos faz:
"Confusamente, a vontade de converter-me crescia no meu coração" , conta um romeiro. "Encontrava-me numa aflição e fiz uma promessa. Vi nisso um sinal, um chamamento de Cristo. E resolvi fazer a caminhada" , testemunha um outro.
Por vezes esta decisão (Promessa) tem aspectos dolorosos: "Penso ter tido sempre o desejo de ser romeiro, mas o que me levou a fazer a caminhada foi a doença de minha mãe". Pode acontecer também que esta decisão surja em situações dramáticas: um romeiro perdeu, em Outubro de 1997, alguns familiares na tragédia que assolou a Ribeira Quente. Desde este momento dramático, este romeiro vivia na dor e em clima de morte, através da caminhada em romaria, abriu-se-lhe as portas da vida e da esperança, encontrou novamente Deus e alivio para a sua dor. Foi uma caminhada da morte para a vida.
Jesus nos chama a caminhar com Ele. Nos chama a subir com Ele até ao cimo do Calvário. Caminhada de sofrimento, de dor e de morte. Mas o essencial, o fundamento, o prémio desta caminhada é a vida, é a ressurreição das nossas vidas, é o grito de Aleluia. É o testemunho de que vale a pena caminhar com Cristo e com os irmãos.
Este apelo de Jesus, que muitas vezes vem na provação, nos momentos em que julgamos tudo perdido, surge quando já não esperavamos. Ele chega, chama-nos e abre-nos as portas da vida. Seguir Jesus em romaria é ter um encontro pessoal e intimo com Ele. É alcançarmos a salvação.

Ele Caminha Connosco

Cristo continua a caminhar sempre connosco. No momento da sua ascenção aos céus, Ele promete que continuará connosco, até ao fim dos tempos. Muitas vezes não nos apercebemos da sua presença, tal como os discípulos de Emaús. Na dor e na alegria, nos problemas e aflições, o Mestre Jesus que andou pelos caminhos da terra, caminha ao nosso lado. Mesmo quando fugimos d'Ele e da Sua graça, Ele não desiste e anseia o reencontro.
A romaria é um convite de Jesus, como reflectimos no ponto anterior. Um convite de mudança e conversão a todos os que andam errantes, um convite de consolação a todos os que sofrem, um convite de luz para os que andam nas trevas, um convite de esperança para os que vivem nas sombras da trsiteza e da morte. Um convite a caminhar com Ele rumo ao topo do Calvário, caminho de dor e de redenção, um convite a soltar o grito da ressurreição da manhã de Páscoa a exemplo de Madalena.
As caminhadas terrenas de Jesus foram de encontro com os homens, revelando um Deus rico em amor e misericórdia, que nunca desiste de conquistar os homens que andam afastados d'Ele. As caminhadas de Jesus neste mundo, foram de evangelização, de catequese e de aprefeiçoamento das Leis de Deus que se encontravam falsamente praticadas pelos homens daquela época. Foram caminhadas de cura física e espiritual dos que andavam enfermos.

As nossas romarias quaresmais terão de ser semelhantes às de Jesus Cristo. Caminhadas terrenas, mas em direcção ao Pai, na fidelidade ao Espirito. Caminhadas de escuta e de testemunho da Palavra de Deus, caminhadas de Amor a Deus e aos Irmãos.
A semana de romaria, é um momento por excelência de meditação nas caminhadas de Jesus. De um Deus feito homem que caminhou pelos caminhos da terra anunciando com palavras e prodigios que o Reino dos céus está presente entre homens. De meditação também sobre todos aqueles que desde 1522, caminham pelos caminhos, estradas e atalhos da nossa Ilha, implorando a midericórdia de Deus.
Jesus caminha ao nosso lado, Ele está sempre connosco, nunca nos abandona. Ele é o amigo fiel.
Que os nossos caminhos sejam sempre os do nosso amado Mestre Jesus. Caminhando com Ele e n'Ele santificaremos as nossas vidas.


Sinais de Deus

Os irmãos, a natureza, as orações e os cânticos, são momentos fortes de reflexão e meditação numa vida que seria certamente muito mais feliz se a nossa única certeza e o nosso ideal de vida tivesse fundamento em Jesus Cristo e na sua Mensagem.
A natureza motivo de descoberta de um Deus maravilhoso e perfeito que no momento da criação se encontrava muito inspirado. De um Deus que colocou os elementos da natureza ao serviço do homem.
As flores e as árvores, sinais do vigor, da beleza e da delicadeza de Deus. Sinais de que Deus olha, dá vigor e força a tudo o que cria.
As orações momentos de prece, de conversa e de intimidade com este Deus, que é Pai e Mãe, que sempre nos ouve e está de braços abertos, sempre pronto a receber as nossas dificuldades, imperfeições e pedidos. A oração eos cânticos de louvor a ao Pai do céu por todas as maravilhas, graças e bênçãos que nos concede.
Todos estes sinais são uma excelente oportunidade para fazer uma revisão do que tem sido a nossa vida e de escuta da voz do Mestre que nos pede:
"Sede perfeitos, como o vosso Pai do céu é perfeito". Somos humanos e cheios de defeitos, por vezes eles saltam ao de cima durante a caminhada. Um único objectivo deve ter o homem que parte em peregrinação: chegar mais rico na fé, e com o forte desejo de conversão e mudança.

Pelo Mestre de Romeiros da Ribeira Quente
Márcio Peixoto

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...