quinta-feira, 30 de abril de 2009

CRISTÃOS RENOVADOS PELO CAMINHO DA ROMARIA - PENSAMENTOS V



2. Maria - A Mulher da Oração

Os Evangelhos relatam-nos que Maria, a jovem de Nazaré, pertencia ao povo de Israel e foi muito importante porque teve, como muitos dos seus antepassados, uma grande fé e acreditava profundamente na realização das promessas de Deus.
Maria viveu a santidade na normalidade do seu dia a dia. Esteve desde o inicio ao fim da sua vida em sintonia e união com Deus.
Desde o principio do mundo ela esteve no pensamento de Deus e a sua participação foi fundamental na Salvação da humanidade, pois ela foi o instrumento mais directo, mais importante e perfeito abaixo de Jesus Cristo.
Maria é a mulher por excelência da oração. Apesar de ser livre, ela sabe escutar e percebe bem o que Deus tem para lhe comunicar.
Maria reza com a Escritura Sagrada, medita e tem esperança na concretização do projecto maravilhoso de Deus com os homens.
A oração de Maria é de escuta, de contemplação, de meditação da palavra de Deus. É também oração de louvor pelas maravilhas de Deus
no Magnificat , aquando da sua visita à prima Isabel. "O Todo Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o Seu Nome".
Maria é a mulher da oração no silêncio, no trabalho e nas tarefas do lar de Nazaré. No silêncio do seu dia a dia ela medita nas acções, atitudes, conversas de seu filho Jesus e tudo guarda no intimo do seu coração.
Maria é também a Mulher da oração de intercessão. Nas Bodas de Caná ela está atenta às necessidades e intercede junto de seu filho para que nada falte.
As nossas caminhadas de romaria são Marianas por natureza, mas com a finalidade de chegar a Jesus
«Ad Iesum per Mariam» , a Jesus por Maria. Os nossos cânticos, salvas, petições, rogações e orações são entregues a Maria para que ela as possa levar a Jesus e de Jesus trazer-nos todas as bençãos e graças que necessitamos. Ela na romaria é a ponte, o canal, o elo de ligação que nos faz chegar a Jesus, Mestre e Senhor das nossas vidas.
Olhemos para Maria com olhos de filhos e imitemos a sua vida de humildade e serviço, imitemos a sua oração de escuta, meditação e silêncio e mais do que tudo estejamos atentos como ela à vocação e ministério a que Deus nos chama a trabalhar nas nossas comunidades e fora delas.

Pelo Mestre de Romeiros da Ribeira Quente
Márcio Peixoto

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...