quarta-feira, 29 de abril de 2009

CRISTÃOS RENOVADOS PELO CAMINHO DA ROMARIA - PENSAMENTOS IV

4. Homens de Oração



Jesus Cristo - O Homem da Oração

Os evangelhos ensinam-nos que o Mestre Jesus tem um gosto especial pela oração na montanha e pela oração nocturna. A oração de Jesus à noite a olhar as estrelas, no silêncio ou atravessando os campos em direcção à montanha, é uma oração ao Pai em nome de todos os homens. É uma oração espontânea, de intercessão, de louvor e de petição a um Deus Pai que não o é só seu mas de todos. A oração do Pai Nosso é um bom exemplo do que atrás escrevi.
A oração do Homem Jesus é também muitas vezes uma oração misturada com algum sofrimento físico e espiritual perante a situação social e espiritual dos homens que se encontra corrompida e falsificada.
A oração de Jesus aqui na terra é imagem do dialogo eterno do Filho com o Pai, é atitude a tomar perante as dificuldades, atitude de criança que adormece no colo da mãe.
O homem Jesus não toma nenhuma decisão ou atitude sem antes orar, dar graças e pedir forças ao Pai. Agradece e bendiz em algumas ocasiões e nos momentos mais dolorosos aceita a vontade do Pai.
Recolhe-se e retira-se sozinho para a montanha e lá entra em oração e pede pelos seus. A montanha é sinal de elevação para Deus, é elo de ligação da terra com céu. Não ora pelo mundo mas intercede pelos seus que deixa neste mundo.
A semana de romaria quaresmal é um momento forte de oração, e a exemplo de Jesus devia-mos aproveitar mais e melhor os sinais que Deus nos coloca à frente dos olhos através da natureza, dos campos, das montanhas, das estrelas e do silêncio da manhã para orar-mos mais e melhor.


Pelo Mestre de Romeiros da Ribeira Quente
Márcio Peixoto

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...