terça-feira, 28 de abril de 2009

"Romeiros Evangelizados por São Paulo e a Evangelizar como São Paulo"


Conferência proferida pelo Mestre de Romeiros da Ribeira Quente, a 26 de Abril de 2009, Dia Do Romeiro em Ribeira Quente.

Caros Irmãos Romeiros.
Caros Irmãos na Fé.

Em primeiro lugar, dou-vos as Boas Vindas a esta terra e casa do Apóstolo São Paulo. Como Paulo, também a minha saudação:
“Aos santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos, com todos os que em qualquer lugar invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. (I Cor 1. 3)
Gostaria de agradecer a Deus, pela graça das nossas Romarias Quaresmais neste ano de graça dedicado aos 2000 mil anos do nascimento do Apóstolo São Paulo e pela oportunidade de novamente estarmos aqui reunidos a celebrar o “DIA DO ROMEIRO” junto a São Paulo.
Saúdo com respeito e admiração o Grupo Coordenador do Movimento “Romeiros de São Miguel”, ao nosso Assistente Padre Agostinho Pinto scj e ao Reverendo e Bom Pastor desta terra Padre Silvino Amaral. A eles o nosso mais vivo agradecimento pelo serviço que têm prestado às nossas Romarias Quaresmais e a cada um de nós pessoalmente.
Uma Saudação afectuosa aos Irmãos que por diversos motivos, não puderam estar hoje aqui connosco. Para eles as nossas orações.
Um agradecimento mais do que justo a todos os movimentos Civis, Culturais e Religiosos, que nos apoiaram materialmente e espiritualmente na realização deste encontro. Que Deus a todos recompense.
A nossa recordação e saudade para os que nos precederam na fé, e que se encontram no Reino Eterno. A todos os Irmãos Romeiros falecidos desta nossa Ilha do Arcanjo. Que Deus lhes conceda a Luz do Seu rosto.
Caminhar em pleno Ano Jubilar Paulino foi especial e será um marco na vida de todos os que participaram nas romarias quaresmais. Celebramos, rezamos, estudamos e reflectimos com o Apóstolo São Paulo, o Romeiro por excelência da Evangelização. Deixamo-nos evangelizar por São Paulo e aprendemos o serviço e o ministério de Evangelizar como São Paulo.
A Romaria foi para nós um apelo urgente de lançarmos a Barca ao largo na Missão Evangelizadora. Junto ao Apóstolo das Gentes, tomamos consciência da graça de Iavé Deus, que inunda e transforma as nossas vidas.
Como Paulo, fomos chamados à Conversão, mudança de vida, convidados a receber a luz transformadora de Cristo nas nossas vidas. Fomos chamados à Missão de Evangelizar, de anunciar Cristo crucificado a todos sem excepção, escândalo e loucura para o mundo de hoje.
“A loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.”( I Coríntios 1, 25)
Não te envergonhes e apresenta este Cristo, como teu Salvador e Salvador da humanidade.
“Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obrigação que me foi imposta. Ai de mim se não anunciar o Evangelho!” (I Cor. 9, 16) Estas palavras de Paulo devem ser para nós romeiros e cristãos baptizados, um compromisso que não podemos renunciar, pois a tarefa de anunciar o Evangelho é essencial e urgente nos nossos dias. Devemos fazer chegar a todos os homens esta Palavra divino-humana com a sua frescura e salvação eficaz. Ai de nós romeiros se não anunciar-mos o Evangelho do Mestre Jesus, com o testemunho da nossa vida, da nossa fé e da graça que recebemos.
Neste mundo tão conturbado, difícil de Evangelizar, em crise de valores, em que se apregoa a morte de Deus, somos chamados mais do que nunca a evangelizar e a apresentar este Cristo que vive em nós como São Paulo.
Na romaria da vida que estamos a viver, na nossa vida familiar, profissional, nas nossas ruas e comunidades cristãs, ponhamos os nossos dons e carismas a render com amor. Nada de vaidades, nada de soberbas, nada de respeitos humanos, nada de escondermos a imensa graça que nos foi confiada. Aprende como São Paulo a tudo fazer e sofrer com amor. Perante o ódio, a tribulação, a perseguição e o sofrimento, responde com amor.
"Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conhecer todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montanhas, se eu não tiver amor, nada serei". (I Cor 13,2)Como Paulo, torna-te Missionário itinerante. Sê apóstolo no teu meio, faz discípulos para Jesus nas pessoas que te rodeiam. Torna-te apóstolo da verdade e da graça. "Eu não sou digno de ser chamado Apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que Ele me concedeu não foi inútil; pelo contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo". (I Cor 15, 9-10) Que a graça das nossas romarias, não seja inútil queridos irmãos. Deixemos que esta graça nos conduza pelos caminhos da vida. Como Paulo, torna-te um cristão ardoroso, um
cristão activo, um cristão fiel na tua comunidade.

"Por causa de Cristo perdi tudo e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele". (Fl 3, 8-9) Perante o materialismo e as seduções deste mundo paganizado, não te envergonhes de considerar tudo como lixo para ganhares a maior riqueza que é Cristo. Que a tua vida seja reduzida à identificação com Cristo e como Paulo possas proclamar: "Para mim, viver é Cristo". (Fl 1, 21)
Que no fim das nossas vidas, possamos sorrir serenamente, olhando para trás, com a felicidade de termos combatido o bom combate por Cristo. Possamos com fé curvar a nossa fronte, com o desejo de estarmos sempre unidos ao nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo. Que uma certeza nos acompanhe na nossa vida e como Paulo possamos dizer: "Sei em quem pus a minha confiança". (II Tm 1, 12) No fim da nossa vida terrena, possamos afirmar como Paulo: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé". (II Tm 4, 7)


Caros Irmãos Romeiros!
Caros irmãos na Fé!

Ao terminar esta minha mensagem, termino a invocar a Mãe de Deus e Mãe dos Romeiros, a quem rezamos e louvamos com o objectivo de chegarmos a Jesus Cristo. Ela é a Mãe de Deus, a nossa Mãe, a Mãe da Igreja, desta Igreja que chegou a muitos lugares graças à acção missionária de São Paulo. Que ela receba as nossas orações, penitências e sacrifícios e entregue ao Seu Filho Jesus e d'Ele traga para nós e nossas comunidades cristãs as graças de que tanto necessitamos.
E termino com as mesmas palavras que Paulo dirigiu um dia à Comunidade de Corinto:
"Quanto ao resto irmãos, alegrai-vos, procurai ser perfeitos, encorajai-vos, tende o mesmo sentir, vivei em paz e o Deus do Amor e da Paz estará convosco.
Saudai-vos uns aos outros com o ósculo santo. Todos os Santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós." (II Cor 13, 11-13)


GLORIOSO APÓSTOLO SÃO PAULO
ROGAI POR NÓS.

Dado em Ribeira Quente,
aos 26 dias do mês de Abril de 2009



Márcio Peixoto - Irmão Mestre

Sem comentários:

  NOTA DE FALECIMENTO É com muito pesar que informamos sobre a morte do nosso querido Irmão Fernando Sales Frias ou Irmão Salins como carinh...